Últimas Notícias

Lutam há tanto tempo que não sabem que m… estão fazendo, diz Trump sobre Irã e Israel

Lutam há tanto tempo que não sabem que m… estão fazendo, diz Trump sobre Irã e Israel

Israel e Irã pareciam estar cumprindo o acordo de cessar-fogo anunciado de forma inesperada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, durante a madrugada, após o líder americano reagir com irritação às primeiras violações do acordo por ambos os lados.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, concordou em suspender novos ataques após uma conversa com Trump na terça-feira, segundo comunicado de seu gabinete. O escritório do premiê informou que Israel destruiu um complexo de radares próximo a Teerã depois que a trégua entrou em vigor, às 7h no horário local, mas que isso foi uma resposta ao lançamento de três mísseis pelo Irã.

“NÃO SOLTEM ESSAS BOMBAS. SE FIZEREM ISSO, SERÁ UMA GRAVE VIOLAÇÃO. TRAGAM SEUS PILOTOS DE VOLTA, AGORA!”, escreveu Trump anteriormente em sua plataforma Truth Social, direcionando sua indignação especialmente a Israel.

A frustração de Trump com o início conturbado do cessar-fogo ficou evidente quando ele parou para responder perguntas de repórteres do lado de fora da Casa Branca, antes de seguir para uma cúpula da Otan em Haia. “Basicamente, temos dois países que vêm lutando há tanto tempo e com tanta intensidade que não sabem que m…. estão fazendo”, disse ele.

Esses comentários, juntamente com as postagens no Truth Social, destacam a fragilidade da trégua entre Israel e Irã, inimigos históricos que estão em guerra desde que Israel iniciou uma troca de ataques com drones e mísseis em 13 de junho.

Trump anunciou o cessar-fogo na noite de segunda-feira, menos de 48 horas após os EUA entrarem diretamente no conflito com ataques às instalações nucleares da República Islâmica. Isso ocorreu após um ataque anunciado pelo Irã a uma base aérea americana no Catar, amplamente visto como uma tentativa de reduzir as tensões.

Trump disse aos repórteres que acreditava que a trégua seria mantida, mesmo que estivesse sendo testada.

“Acho que ambos violaram”, afirmou Trump. Mas, ao ser questionado se o cessar-fogo estava ruindo, respondeu: “Acho que não”.

Trump apresentou o cessar-fogo como o fim da guerra de 12 dias, que viu Israel, depois acompanhado pelos EUA, lançar ataques à infraestrutura nuclear do Irã e receber retaliações de Teerã. A ação militar ocorreu após cinco rodadas de negociações entre EUA e Irã sobre uma solução diplomática para as preocupações internacionais com o programa nuclear iraniano.

O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, subordinado ao líder supremo do Irã, afirmou ter disparado 14 mísseis contra Israel “nos últimos minutos antes do cessar-fogo entrar em vigor”. Segundo o IRGC, foi uma resposta a um ataque israelense que matou vários militares.

Desde o início da guerra, em 13 de junho, 606 pessoas morreram no Irã, segundo o governo. Em Israel, os serviços de emergência informaram que 28 pessoas foram mortas por ataques de mísseis iranianos, incluindo quatro na manhã de terça-feira.

“O CESSAR-FOGO ESTÁ EM VIGOR”, disse Trump por volta das 9h10 no horário de Dubai, nas redes sociais. “POR FAVOR, NÃO O VIOLEN!”

Os preços do petróleo despencaram no fim da segunda-feira, quando ficou claro que os ataques do Irã ao Catar não causaram mortes nem grandes danos. Os investidores interpretaram isso como um sinal de que o Irã não pretendia escalar as tensões com Washington, tampouco envolver outros países da região petrolífera em uma guerra mais ampla.

O Brent caiu 4,1%, para US$ 68,58 o barril às 13h58 de terça-feira em Londres, após uma queda de mais de 7% no dia anterior. O preço voltou a patamares próximos aos registrados antes do início dos ataques de Israel ao Irã, em 13 de junho.

Um alto funcionário da Casa Branca afirmou que Trump intermediou o cessar-fogo em uma conversa com Netanyahu na segunda-feira. O vice-presidente JD Vance, o secretário de Estado Marco Rubio e o enviado especial Steve Witkoff mantiveram conversas diretas e indiretas com os iranianos sobre a proposta, segundo o funcionário.

Israel concordou com a trégua desde que o Irã não lançasse novos ataques, e o governo iraniano sinalizou que cumpriria esses termos, de acordo com o mesmo funcionário.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Lutam há tanto tempo que não sabem que m… estão fazendo, diz Trump sobre Irã e Israel appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Bloomberg

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo