Mais de 69% dos fundos já se adaptaram à resolução 175 da CVM, revela Anbima
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados monetário e de Capitais (Anbima) informou nesta quarta-feira (18) que cerca de 69,2% dos fundos já estão adaptados à resolução 175 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O prazo para adaptação do estoque é 30 de junho de 2025.
Já são 6,4 mil fundos criados sob a CVM 175, de um total de 22,5 mil fundos já enquadrados na resolução. Com isso, juntos os criados e os adaptados, têm patrimônio líquido (PL) de R$ 8,2 trilhões, segundo a Anbima.
“A velocidade da transição está crescendo: apenas em maio, 2.700 fundos se adaptaram, o maior valor desde a entrada em vigor da norma”, afirma Pedro Rudge, diretor da Anbima.
Publicidade
Entre os 951 gestores com fundos adaptados, 59,6% já ajustaram mais de 70% de seus produtos. No caso dos 90 administradores com fundos enquadrados, 41% atingiram esse mesmo nível de adequação.
Além disso, a Associação identificou que 66% dos fundos de ações e 58% dos fundos multimercados adaptados optaram pelo regime de responsabilidade limitada dos cotistas – ou seja, quando o investidor responde apenas até o valor de suas próprias cotas e não é chamado para aportar mais recursos se o fundo tiver perdas superiores ao PL. Entre os FIPs, o percentual é de 48% e, entre os FIDCs, 40%.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Estadão Conteúdo