Mercado de criptomoedas tropeça enquanto Trump descarta uma possível recessão nos EUA
O mercado de criptomoedas continua sua tendência de queda, à medida que aumentam as preocupações com uma possível recessão nos EUA.
O Bitcoin caiu mais 2,43% na terça-feira (18), ficando cotado na faixa US$ 81.933. Outras criptomoedas também registraram quedas no dia, com investidores fugindo de ativos de risco. O XRP perdeu 4,10%, enquanto Solana e Cardano recuaram 4,37% e 3,84%, respectivamente.
O presidente impôs e, em seguida, parcialmente removeu tarifas agressivas sobre o Canadá, China e México nas últimas semanas, efetivamente iniciando uma guerra comercial entre os EUA e esses três países. Questionado em uma entrevista à Fox News no domingo (9) se sua política tarifária agressiva poderia desencadear uma recessão este ano, Donald Trump respondeu que o país passará por um “período de transição”.
“Adicionando mais incerteza, Trump, em uma nova entrevista, se recusou a descartar a possibilidade de uma recessão nos EUA este ano”, disse Jake Ostrovskis, trader de balcão na market maker Wintermute, à Fortune. Ele acrescentou que o presidente reiterou sua visão de que “a dor econômica de curto prazo é provável”.
Publicidade
As tarifas devem aumentar a inflação e elevar os preços de bens estrangeiros, empurrando investidores para ativos considerados menos arriscados do que as criptomoedas, que são conhecidas por sua extrema volatilidade. No entanto, o fato de o governo estar mencionando abertamente uma possível recessão este ano preocupou ainda mais os investidores de cripto.
Os comentários recentes vieram logo após a decepção com o plano da Casa Branca para uma reserva nacional de criptomoedas. Muitos entusiastas do setor esperavam que o plano incluísse grandes compras governamentais de Bitcoin e outras criptomoedas, o que impulsionaria a demanda e os preços. No entanto, os investidores ficaram desapontados quando Trump anunciou que o governo não compraria mais criptomoedas e apenas manteria os ativos digitais apreendidos de atividades ilícitas.
“Embora a formalização de uma reserva de Bitcoin seja um marco, ela não cria uma pressão imediata de compra, decepcionando aqueles que esperavam uma acumulação agressiva”, disse Haider Rafique, diretor global de marketing da exchange de criptomoedas OKX, à Fortune.
Embora a perspectiva para ativos de risco tenha sido positiva após a eleição de Trump em novembro, o mercado de criptomoedas perdeu 25% de seu valor total desde que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) anunciou, em dezembro, que não faria tantos cortes de juros em 2025 quanto em 2024.
Publicidade
Esta história foi originalmente apresentada na Fortune.com
c.2025 Fortune Media IP Limited Distribuído por The New York Times Licensing Group
- Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Estadão Conteúdo