Mercado hoje: balanço do Bradesco (BBDC4), contas do governo e falas de dirigentes do Fed são os destaques desta quarta-feira

O mercado está atento nesta quarta-feira (7) a quatro líderes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), enquanto buscam orientações sobre o início dos cortes de juros na maior economia do mundo. No Brasil, o foco fica nos indicadores do setor público consolidado, nas vendas do varejo e na balança comercial. Além disso, haverá atenção para a participação online do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, em evento.
Leia também
A queda do EWZ, o principal ETF brasileiro negociado em Nova York, indica um possível dia de perdas no Ibovespa, devido à falta de ímpeto nos futuros das bolsas americanas. No pré-mercado, o EWZ apresentou uma queda de 0,18%. Os investidores estão analisando o balanço do Bradesco (BBDC4) que ficou além das expectativas, juntamente com o plano estratégico do banco.
A valorização do petróleo e do minério de ferro, este último subindo 1,12%, pode amortecer as perdas na Bolsa brasileira. Os ADRs (recibos de ações de empresas não-americanas emitidos e negociados nos EUA) da Petrobras (PETR3;PETR4) e da Vale (VALE3) mostraram pequenos ganhos recentemente. Os dados sobre o setor público consolidado serão observados de perto e devem indicar uma deterioração nas contas públicas, com um saldo negativo em dezembro, devido às despesas da União com o pagamento de precatórios.
Em Brasília, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede), afirmou que até o final desta semana o governo irá anunciar uma decisão sobre a Medida Provisória (MP) 1.202, que inclui a reoneração da folha de pagamentos. O governo ainda está debatendo qual seria a solução técnica viável para retirar da MP o trecho que trata da reoneração de 17 setores da economia. A ideia é que esse assunto seja abordado separadamente.
Agenda desta quarta-feira
Para esta quarta-feira, estão agendadas várias divulgações importantes. Às 9h00 os investidores conhecerão os dados de varejo restrito e ampliado, seguidos pela divulgação da balança comercial de janeiro às 15h. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fará uma palestra em um evento marcado para as 10h.
Publicidade
No cenário internacional, destacam-se a balança comercial dos EUA de dezembro às 10h30 e os discursos de quatro dirigentes do Federal Reserve: a presidente do Fed de Boston, Susan Collins, e a diretora, Adriana Kugler, ambos às 13h; o presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin, também às 13h; e a diretora, Michelle Bowman, às 16h. Na China, serão divulgados os índices de preços ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) às 22h30.