Últimas Notícias

Ministra da Saúde ordena auditoria em sistema de transplantes do RJ após casos de HIV

Ministra da Saúde ordena auditoria em sistema de transplantes do RJ após casos de HIV

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ordenou a instauração de uma auditoria para investigar o sistema de transplantes no Rio de Janeiro após a confirmação de que pacientes receberam órgãos contaminados pelo vírus HIV. A auditoria, conduzida pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), vai investigar possíveis irregularidades na contratação do laboratório responsável pelos exames.

Até o momento, foram confirmados casos de infecção por HIV em dois doadores e seis receptores. O episódio ocorreu em testes realizados por um laboratório privado, contratado pela Fundação Saúde, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Em resposta ao incidente, a ministra Nísia Trindade solicitou a interdição cautelar do Laboratório PCS LAB Saleme/RJ, cuja unidade operacional fica no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro. Além disso, determinou que a testagem de todos os doadores de órgãos no Rio de Janeiro volte a ser feita exclusivamente pelo Hemorio.

“Até o momento tivemos a confirmação de que dois doadores tiveram novo teste positivo para HIV e seis receptores tiveram teste positivo para HIV. Essa situação nos leva a uma providência imediata, prestaremos toda a assistência a essas pessoas”, disse a ministra.

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro classificou o ocorrido como “inadmissível” e ressaltou que se trata de uma situação sem precedentes. Uma comissão multidisciplinar foi criada para acolher os pacientes afetados.

O laboratório PCS LAB, em nota, informou que comunicou à Central Estadual de Transplantes os resultados de todos os exames de HIV realizados em amostras de sangue de doadores de órgãos entre dezembro de 2023 e setembro de 2024. A firma destacou que utilizou kits de diagnóstico recomendados pelo Ministério da Saúde e aprovados pela Anvisa.

Além disso, o laboratório anunciou a abertura de uma sindicância interna para apurar eventuais responsabilidades e oferecerá suporte médico e psicológico aos pacientes infectados e seus familiares. A firma disse que está à disposição das autoridades envolvidas nas investigações.

O Ministério da Saúde também determinou a retestagem do material de todos os doadores de órgãos feita pelo Laboratório PCS Saleme/RJ para identificar possíveis novos casos. Entre as medidas adotadas, está o reforço das normas e orientações técnicas para aprimorar os procedimentos de identificação de doenças transmissíveis antes da doação.

O incidente é inédito na história do serviço de transplantes do RJ, que desde 2006 já salvou mais de 16 mil pessoas. O governo do RJ informou que o erro ocorreu em exames do PCS Lab Saleme, contratado em um processo de licitação emergencial no valor de R$ 11 milhões.

Além do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do RJ, o incidente está sendo apurado pelo Ministério Público do RJ, Polícia Civil e Conselho Regional de Medicina (Cremerj). A Anvisa descobriu que o PCS não tinha kits para realização dos exames de sangue, levantando suspeitas sobre a autenticidade dos testes realizados.

The post Ministra da Saúde ordena auditoria em sistema de transplantes do RJ após casos de HIV appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Gabriel

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo