Últimas Notícias

Nova briga Musk X Trump e pessimismo com vendas: o que faz a ação da Tesla despencar

Nova briga Musk X Trump e pessimismo com vendas: o que faz a ação da Tesla despencar

As ações da Tesla Inc., de Elon Musk, iniciaram o pregão regular desta terça-feira (1) em forte queda de quase 7% em meio às novas rusgas de seu fundador e homem mais rico do mundo com o presidente dos EUA, Donald Trump. Às 10h35 (horário de Brasília), a queda era de 7,07%, na casa dos US$ 295.

O presidente dos Estados Unidos voltou a atacar o CEO da Tesla e ex-membro do governo ao reafirmar sua posição contrária à regulação do mercado de veículos elétricos. Em publicação na Truth Social, o republicano chegou a ameaçar os subsídios recebidos pela montadora de Musk.

“Carros elétricos são bons, mas ninguém deveria ser forçado a ter um. Elon talvez receba mais subsídios do que qualquer outro ser humano na história – de longe – e, sem esses subsídios, ele provavelmente teria que fechar as portas e voltar para casa, na África do Sul. Sem mais lançamentos de foguetes, satélites ou produção de carros elétricos – e nosso país economizaria uma FORTUNA. Talvez devêssemos pedir para o DOGE dar uma boa olhada nisso? HÁ MUITO DINHEIRO A SER ECONOMIZADO!!!”, escreveu Trump na rede social.

Doge é o Departamento de Eficiência Governamental, um órgão criado por Trump quando voltou ao poder, em janeiro, e chefiado por Musk até o fim de maio.

O presidente também postou uma mensagem aos congressistas republicanos em defesa do “grande e belo projeto” de redução de impostos e cortes de gastos, que começou a ser votado na segunda-feira, 30, pelo Senado. “A não aprovação significa um aumento colossal de impostos de 68%, o maior da história!!!”, afirmou. Dois senadores republicanos, Thom Tillis e Rand Paul, já se manifestaram contra o projeto.

Mais tarde, Trump disse ainda que consideraria a deportação do bilionário Elon Musk em resposta a uma pergunta sobre o antigo aliado. “Não sei”, disse Trump a repórteres na Casa Branca na terça-feira, quando questionado se deportaria o empreendedor sul-africano e cidadão americano, antes de acrescentar que “teremos que dar uma olhada”.

Antes disso, Musk, maior doador republicano nas últimas eleições, afirmou que vai apoiar candidatos nas eleições primárias contra os parlamentares que votarem a favor do projeto de lei voltado a política econômica e agenda interna defendido pelo presidente, em votação no Senado. O bilionário ainda defendeu a criação de um novo partido, o “Partido da América” — declarações estas que fizeram Trump subir o tom e ameaçar cortar subsídios aos negócios geridos pelo ex-aliado.

“Todos os membros do Congresso que fizeram campanha pela redução dos gastos do governo e imediatamente votaram pelo maior aumento da dívida da História deveriam se envergonhar! E perderão as primárias no ano que vem, mesmo que seja a última coisa que eu faça na Terra”, escreveu Musk em sua conta no X.

Musk apoiou Trump na eleição de 2024 e chegou a liderar o esforço do Departamento de Eficiência Governamental, que trabalhou para reduzir a força de trabalho e as responsabilidades do governo federal, antes de deixar o cargo no final de maio.

Os dois tiveram uma desavença pública por causa das críticas de Musk ao projeto de lei de impostos, trocando insultos nas redes sociais. Embora essa disputa parecesse ter esfriado, o ataque de Musk à legislação reacendeu o conflito.

Vendas em queda?

Além do campo político, outras más notícias envolvem a Tesla. Conforme aponta a Reuters, espera-se que a Tesla divulgue outra queda nas entregas trimestrais na quarta-feira, já que a reação contra as opiniões políticas de Musk e as pressões da concorrência continuam a prejudicar a demanda.

Embora parte da avaliação de um trilhão de dólares da Tesla dependa da aposta de Musk na comercialização de robôs-taxi, a maior parte da receita e dos lucros atuais da firma vem de seu negócio de venda de veículos elétricos, que estão sob pressão devido às altas taxas de juros e ao aumento da concorrência.

O mercado global de veículos elétricos tem crescido, embora em um ritmo mais lento do que nos anos anteriores, mas as vendas anuais da linha antiga da Tesla caíram pela primeira vez em 2024. Embora Musk tenha dito que as vendas voltarão a crescer em 2025, o que representa um retrocesso em relação à sua promessa anterior de crescimento de 20 a 30%, analistas esperam uma queda de 8% nas vendas este ano.

(com Reuters, Bloomberg e Agência Estado)

The post Nova briga Musk X Trump e pessimismo com vendas: o que faz a ação da Tesla despencar appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Lara Rizério

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo