Últimas Notícias

O FGTS tem rendimento? Entenda como funciona

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma reserva de dinheiro criada para proteger o trabalhador do regime CLT. Todos os meses, o empregador deposita 8% do salário do funcionário em uma conta na Caixa Econômica Federal. Esse valor rende com juros e correção monetária mensal, o que ajuda a manter o saldo atualizado.

Além disso, todos os anos o fundo pode ter um acréscimo com parte dos lucros obtidos pelo FGTS, aumentando o valor guardado para o trabalhador. Em agosto de 2024, foram distribuídos quase R$ 13 bilhões de lucro do FGTS, conforme divulgado pela Agência Brasil.

De acordo com a página do FGTS no site da Caixa, o lucro do FGTS vem dos investimentos que a CAIXA faz como gestora do fundo, aplicando em habitação, saneamento, infraestrutura e títulos públicos federais, seguindo as regras definidas pelo Conselho Curador do FGTS (CCFGTS).

Como funciona o rendimento do FGTS?

Conforme apresentado pela Lei nº 8.036, de 1990, e ressaltado pelo site da Caixa, todo dia 21 de cada mês as contas recebem atualização monetária mensal e juros de 3% a.a.; entenda:

  • Atualização monetária mensal: todos os meses, o saldo do FGTS é corrigido pela Taxa Referencial (TR), um índice que acompanha as variações da economia e serve para preservar o valor do dinheiro contra a inflação.
  • Juros de 3% ao ano: além da correção pela TR, cada conta do FGTS recebe juros fixos de 3% ao ano, aplicados de forma proporcional mês a mês sobre o saldo acumulado.

Ainda, a partir de 2017  — com base na Lei nº 13.446parte do lucro do FGTS passou a ser dividida entre os trabalhadores com saldo ativo. O valor é creditado automaticamente na conta, proporcional ao saldo de cada trabalhador em 31 de dezembro do ano-base, geralmente até o último dia de agosto do ano seguinte. Esse crédito se soma ao saldo do FGTS e só pode ser retirado nas situações previstas em lei.

Como consultar os valores?

Para consultar os valores recebidos, o trabalhador pode acessar o APP FGTS ou o Internet Banking CAIXA, caso seja cliente do banco. No extrato do FGTS, será possível identificar um lançamento com a descrição: “AC CRED DIST RESULTADO ANO BASE 12/2024”, correspondendo ao crédito da distribuição dos lucros obtidos pelo FGTS no ano de 2024.

Outras opções de rendimento

Além do rendimento previsto por lei, o trabalhador pode optar por investir seu saldo de FGTS. Esses investimentos podem ser possíveis a partir do saque-aniversário (permite retirar parte do saque anualmente) ou antecipação do FGTS (utilizar o saldo como garantia para empréstimos), salvo das situações como demissão sem justa causa e doenças graves.

Publicidade

De acordo com o portal E-Investidor, é possível ter retornos a longo prazo com:

  • Renda fixa: o Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs, por exemplo, apresentam rentabilidade acordada no momento da aplicação no título;
  • Renda variável: ações, fundos de investimento, BDRs e ETFs têm maior potencial de retorno, mas são mais voláteis;
  • Abrir uma firma: o saldo do FGTS pode ser usado para realizar o sonho de abrir um negócio, eventualmente como capital inicial para o empreendimento;
  • Investir para a aposentadoria: é possível optar por uma previdência privada, realizando uma renda adicional ao se aposentar;
  • Reserva de emergência: para isso, o mais indicado são aplicações de renda fixa com títulos mobiliários diários, como o Tesouro Selic e certos CDBs.

Colaborou: Yara Vilela.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Jéssica Anjos

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo