Os cinco FIIs que prometem superar a Selic em dividendos
Na reunião de quarta-feira (19), o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), elevou a taxa Selic em 1 ponto percentual. O ajuste fez com que os juros saíssem de 13,25% para 14,25% – o maior nível desde 2016. A decisão veio em linha com as expectativas de mercado. A nova magnitude da Selic torna o ambiente mais desafiador para os ativos de renda variável, como os fundos imobiliários (FIIs), por direcionar o fluxo de capital dos investimentos para os títulos públicos pela capacidade de entregar retornos de dois dígitos e livres de risco.
Apesar dessa realidade, um levantamento da Elos Ayta Consultoria mostra que há FIIs com potencial de entregar um dividend yield (DY) superior à taxa básica de juros. O estudo leva em consideração a distribuição de dividendos dos últimos 12 meses e a negociação do preço das cotas na Bolsa de Valores. Com essas variáveis, a análise conseguiu identificar cinco fundos imobiliários do IFIX – índice que reúne os principais fundos da B3 – com capacidade de proporcionar um dividend yield nos próximos 12 meses acima de 14,25% ao ano.
O Life Capital Partners (LIFE11) é o grande destaque entre os FIIs selecionados. A estimativa é de que, nos próximos 12 meses, o fundo entregue um DY em torno de 18,70%. Com um portfólio voltado para a aquisição de Certificados Imobiliários de Recebíveis (CRIs), o LIFE11 passou a fazer parte da carteira teórica do IFIX em janeiro, com uma participação de 0,22%. Para os gestores do FII, a conquista reflete a estabilidade e a atratividade do portfólio do fundo no mercado.
Publicidade
Na sequência, aparece o Hotel Maxinvest (HTMX11) com um DY projetado de 18,07%. A perspectiva de ganhos nesse patamar se deve ao ciclo de desinvestimento que o fundo está desde agosto de 2011. Em seu último relatório gerencial, a gestão do FII informou que foram vendidas duas unidades hoteleiras em janeiro. A operação resultou em um lucro líquido de R$ 0,3710 por cota. Já a última distribuição ocorreu no dia 11 de março, quando os cotistas receberam um dividendo no valor de R$ 0,9817 por cota.
Logo depois, aparecem o Arch Edíficios Corporativos (AIEC11) e Cartesia Recebíveis Imobiliários (CACR11) com um dividend yield projetado em 17,59% e 16,98%, respectivamente.
Veja os FIIs com dividendos que podem superar a Selic nos próximos 12 meses
FIIs | DY projetado |
LIFE11 | 18,70% |
HTMX11 | 18,07% |
AIEC11 | 17,59% |
CACR11 | 16,98% |
RZAK11 | 16,78% |
Fonte: Elos Ayta/Os dados consideram os dividendos informados pelos FIIs nos últimos 12 meses até janeiro de 2025 e o preço da ação do dia 29 de janeiro. |
O cuidado ao investir nos FIIs
As projeções chamam a atenção e sinalizam uma oportunidade interessante ao investidor em meio ao cenário de juros na casa de dois dígitos. Contudo, assim como qualquer investimento, os investidores precisam avaliar os riscos por trás de cada fundo imobiliário.
Isso porque as estimativas de DY foram calculadas com base na distribuição dos últimos 12 meses e na cotação atual do FII. Ou seja, para que a rentabilidade projetada se concretize, o fundo precisa manter uma política de distribuição de dividendos semelhante ou superior nos próximos 12 meses.
Publicidade
Além disso, os investidores precisam avaliar a qualidade do portfólio dos FIIs e se a estratégia de investimentos está em linha com o seu perfil de risco antes de realizar qualquer aporte ou mudança na carteira. Nesta reportagem, mostramos os fundos imobiliários mais recomendados por bancos e corretoras para março.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Daniel Rocha