Últimas Notícias

Petrobras: hora de comprar ou de cautela? PETR4 avança enquanto bancões rebaixam ação

Petrobras: hora de comprar ou de cautela? PETR4 avança enquanto bancões rebaixam ação

A Petrobras (PETR3;PETR4) passa por dias de forte volatilidade e sinais contrários sobre a tese nas suas ações.

Nos últimos dias, importantes casas, como Bank of America e Santander, reduziram sua recomendação para as ações da Petrobras, no mesmo período em que o petróleo atingiu máximas em meses por tensões geopolíticas, o que impulsionou as ações da companhia. Além disso, uma sinalização do governo sobre dividendos levou a uma virada para os ativos da companhia nesta quinta-feira (12).

Nesta quinta especificamente, PETR4 subia 1,22% e PETR3 avançava 1,44% durante a tarde, apesar da fraqueza do petróleo no exterior na sessão, que afetava o setor. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou mais cedo que para alcançar a meta fiscal deste ano o governo conta também com pagamentos extraordinários de estatais.

“A chance de distribuir dividendos extraordinários para cobrir o rombo fiscal estimula alta em Petrobras”, disse Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, ponderando, contudo, que parte da MP das alternativas ao aumento do IOF – publicada ontem em edição extra do Diário Oficial – não deve ser aprovada pelo Congresso e ainda que as opções não resolvem os problemas ficais do País.

Ao contrário do desempenho das últimas sessões, o petróleo registrava leves perdas nesta quinta. Já na última quarta, o petróleo avançou mais de 4%. Comerciantes surpresos compraram futuros do petróleo com relatos de que os EUA estavam se preparando para evacuar sua embaixada no Iraque, o segundo maior produtor de petróleo da Opep, depois da Arábia Saudita.

“O mercado não estava esperando esse grande risco geopolítico”, disse Phil Flynn, analista do Price Futures Group. Com o brent se aproximando na véspera aos US$ 70 o barril, o petróleo chegou aos valores mais altos desde o início de abril. Com isso, na semana, os papéis da Petrobras sobem entre 6% e 7% apenas nesta semana.

Enquanto a ação registra recuperação nesta semana, a visão tem sido mais cautelosa para a companhia.

A equipe de economia e estratégia do Bank of America (BofA) rebaixou a recomendação para a Petrobras (PETR4) de compra (overweight) para neutra (marketweight), em relatório divulgado na última quarta-feira (12). A preferência é por ações domésticas.

Na última segunda, analistas do Santander cortaram a recomendação das ações da Petrobras de “outperform” (desempenho acima da média do mercado, equivalente à compra) para “neutra”, atribuindo a decisão a uma situação financeira difícil estimada para 2025 e 2026, que pode se agravar ainda mais se os preços do petróleo recuarem nos próximos trimestres.

“Com os preços do Brent (estimados) em cerca de US$ 65 o barril para 2025 e 2026, projetamos um dividend yield médio pouco atrativo de cerca de 10% para o período — considerando apenas dividendos ordinários, já que não esperamos que a administração alavanque a firma para pagar dividendos extraordinários”, afirmaram em relatório a clientes.

Além disso, a equipe do Santander destacou que a quantidade significativa de projetos colocados em operação nos últimos trimestres, combinada com o descompasso entre sua política de dividendos e a geração de caixa efetiva, leva-os a estimar uma alavancagem bem acima da maioria dos concorrentes globais.

Por enquanto, a maior parte dos analistas segue recomendando compra para as ações PETR4, segundo compilação da Reuters, com 8 visões de compra e 2 neutras.

(com Reuters e Estadão Conteúdo)

The post Petrobras: hora de comprar ou de cautela? PETR4 avança enquanto bancões rebaixam ação appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Lara Rizério

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo