Últimas Notícias

Política tarifária de Trump aumenta incerteza econômica global

O anúncio da Casa Branca de que as tarifas sobre produtos chineses serão, no mínimo, de 145% derrubou os mercados monetários e reacendeu a incerteza econômica em escala global.

Trump já escalou cinco vezes as taxas contra Pequim. A situação começou em fevereiro, com 10% de impostos em todos os produtos importados do país. Em março, novo aumento: para 20%. Logo no início deste mês, uma taxa de 34% contra mercadorias vindas da China. E, desde então, a alíquota mais que dobrou.

Governo americano fez 5 reajuste de tarifas contra a China • Arte/CNN Brasil

Pouco depois da nova alta, Trump fez um aceno à China. Ele voltou a chamar o presidente Xi Jinping de amigo e afirmou ter grande respeito pelo líder.

“O que acontece com a China? A gente adoraria poder fechar um acordo. Estamos reorganizando as negociações e tenho certeza de que vamos nos entender muito bem.”, disse Trump.

Os chineses devolveram a responsabilidade para Trump, afirmando que o país segue aberto a negociações. Mas também reforçaram que, caso os americanos insistam na guerra comercial, Pequim não vai recuar.

Além das taxas contra a China, os americanos ainda mantêm tarifas contra alguns produtos mexicanos e canadenses. O tarifaço de Trump também inclui os 10% de impostos mundiais e 25% de alíquota contra aço, alumínio e carros estrangeiros.


• Arte/CNN Brasil

 

Pela primeira vez, Donald Trump reconheceu que os Estados Unidos podem passar por “problemas e gastos na transição” da guerra tarifária. Mesmo assim, não descartou retomar com força total as taxações globais após a pausa de noventa dias anunciada no tarifaço.

Esse vai e vem do republicano assusta o mercado, elevando o índice de incerteza da política econômica americana ao maior nível desde a pandemia. O índice do medo da CNN mostra uma postura de temor extremo dos investidores diante da falta de rumo na guerra tarifária.

A posição se refletiu no desempenho das bolsas ao redor do mundo. Em Nova York, a Dow Jones teve queda de 2,50%; a S&P 500 caiu mais de 3% e a Nasdaq sofreu o maior tombo, de 4,31%.

No Brasil, o Ibovespa fechou com uma baixa de 1,13%, enquanto o dólar ganhou força frente ao real e terminou o dia subindo 0,88%.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Política tarifária de Trump aumenta incerteza econômica global no site CNN Brasil.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: danilocruz

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo