Porto Alegre fecha 5 comportas devido à elevação do Rio Guaíba


A Prefeitura de Porto Alegre (RS) decidiu fechar as cinco comportas do Rio Guaíba que ainda permaneciam abertas, após alertas no final de semana feitos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de fortes chuvas e como medida é preventiva, após a elevação do nível do rio, que variou 15 cm na régua do Cais Mauá.
Segundo a administração pública, foram fechadas as comportas 1, 2, 4 ,6 e 12, o que acarretou alterações de trânsito do 4º distrito da capital.
De acordo com a Catavento Meteorologia, serviço contratado pela prefeitura, a partir da tarde desta segunda-feira, 30, as temperaturas devem começar a cair em Porto Alegre, podendo atingir mínima de 2 graus entre terça-feira, 1º, e quarta-feira, 2. O vento, que deve ser de sul, deixará a sensação térmica ainda mais baixa.
“Após as fortes chuvas que caíram durante o fim de semana na Bacia do Guaíba, determinamos o fechamento preventivo das comportas. Pedimos que a população acompanhe os canais oficiais da prefeitura para se informar. Também seguimos mobilizados no acolhimento às famílias das Ilhas”, disse em nota o prefeito Sebastião Melo.
Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) os trabalhos de fechamento foram iniciados na comporta 12, que está em obras. Essa obstrução foi feita com sacos de uma tonelada de areia cada e com reforço de argila compactada. Já as comportas 1, 2, 4 e 6, localizadas no Cais Mauá, tiveram os portões fechados entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (30).
O sistema de proteção contra cheias em Porto Alegre data dos anos 1970s, e é compostos por diques, casas de bombas e comportas, abrangendo 68 quilômetros de extensão e circundando toda a capital gaúcha. Ele foi adotado para impedir que as águas do Rio Guaíba invadissem as partes baixas da cidade, mas se mostrou insuficiente para deter as cheias de 2024.
A prefeitura informou que, em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193, os serviços da Prefeitura pelo 156 e, para questões relacionadas ao trânsito, a EPTC pelo 118.
A Defesa Civil orienta que a população evite enfrentar o mau tempo e mantenha distância de áreas alagadas, arroios e rios.
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual atualizou, neste domingo (29), a previsão do tempo para os próximos dias no Rio Grande do Sul. A tendência é que as chuvas diminuam e que, já na segunda-feira (30), todas as regiões apresentem estabilidade.
Previsão do tempo: menos chuva, mais frio
Segundo o Centro de Monitoramento da Defesa Civil, o tempo volta a ficar estável nesta segunda-feira (30, com sol e variação de nuvens em todo o estado, por influência de um sistema de alta pressão.
Mas essa massa de ar polar deve provocar diminuição gradual das temperaturas, que ficarão baixas em todo o território gaúcho. Pela manhã, as mínimas variam entre -3°C e 7°C, com ocorrência de geada ampla no Oeste, Campanha, Sul, Centro-Norte, Costa Doce, Serra e Nordeste.
Durante a tarde, as máximas não passam de 4°C a 11°C. O frio intensifica à noite, com temperaturas entre -4°C e 6°C, formando geada em todas as regiões. Os ventos variam de 40 a 60 km/h na costa gaúcha, e o mar segue agitado.
Na terça-feira (1º/7), as temperaturas declinam ainda mais em todas as regiões gaúchas, devido à intensificação da massa de ar polar sobre o estado. As mínimas variam entre -5°C e 6°C, com condição para formação generalizada de geada, enquanto as máximas oscilam entre 5°C e 11°C. Os ventos seguem com rajadas de 40 e 60 km/h ao longo da costa, onde o mar continua agitado.
A tendência é que, na quarta-feira (2), a massa de ar frio permaneça contribuindo nas baixas temperaturas em todo o Rio Grande do Sul, com mínimas variando entre -4°C e 6°C, com condição para formação de geada em todas as regiões, com exceção do Litoral Médio e Norte. Durante a tarde, as temperaturas máximas oscilam entre 7°C e 14°C. A condição de mar agitado persiste.
The post Porto Alegre fecha 5 comportas devido à elevação do Rio Guaíba appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Roberto de Lira