Powell faz alerta contra fim do poder do Fed de pagar juros sobre reservas


NOVA YORK (Reuters) – O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse nesta quarta-feira que qualquer medida para retirar do banco central dos Estados Unidos seu poder de pagar juros sobre as reservas será difícil e levará muito tempo para ser implementada.
“Se você quisesse voltar a ter reservas escassas, seria um caminho longo, acidentado e volátil”, disse Powell a um comitê do Senado durante depoimento.
“Eu não recomendaria que seguíssemos esse caminho” e, se fosse feito, isso “não economizaria nenhum dinheiro”.
Falando perante uma comissão do Senado, Powell estava discutindo o poder, implementado pelo Fed em 2008, que permite ao banco central pagar juros às instituições pelo dinheiro que elas depositam no banco central.

Trump retoma críticas a Powell e diz que já entrevista nomes para presidir o Fed
Presidente dos EUA voltou a responsabilizar o chefe do Fed pelos custos econômicos dos “elevados” níveis atuais das taxas de juros

Mudanças nas previsões refletem, em parte, efeitos da política comercial, diz Powell
“Estou aberto à possibilidade de que as tarifas, que se traduzem em inflação, sejam maiores ou menores do que pensamos”, mencionou o líder do Fed
Esse poder ganhou destaque inesperado na crise financeira, depois que o Fed reduziu sua taxa de juros para níveis próximos de zero e começou a comprar títulos em grandes quantidades, para fornecer estímulo adicional à economia. Essa mudança foi fundamental na forma como o banco central implementou a política monetária.
Antes de 2008, o Fed mantinha as reservas no sistema escassas e usava intervenções regulares para manter a taxa básica na linha. Depois de 2008, os níveis de reserva explodiram devido à compra de títulos, e o Fed manteve sua taxa básica alinhada com seus poderes de pagamento de juros.
O desafio para o Fed é que, embora seu sistema tenha administrado muito bem as taxas de curto prazo, isso fez com que o banco central perdesse dinheiro. Como instituição autofinanciada, o Fed agora paga mais aos bancos para controlar as taxas do que ganha com os títulos que possui.
Isso pôs fim a uma situação de longa data em que o banco central ajudava a cobrir déficits do governo, quando devolvia lucros excedentes. A expectativa é de que o Fed leve algum tempo para voltar à lucratividade.
O banco central tem afirmado repetidamente que os lucros e prejuízos do Fed não afetam sua capacidade de atingir suas metas de política monetária.
O senador Ted Cruz tem pressionado seus pares do Senado para acabar com o poder do Fed de pagar juros aos bancos sobre as reservas, por acreditar que essa mudança contribuirá muito para a redução dos déficits.
Falando aos senadores, Powell disse que quando se trata de retirar o poder de pagar juros sobre as reservas, “há uma ilusão de que isso economizaria dinheiro”. “Esse não é o caso”, afirmou.
Powell disse ainda que um sistema monetário com liquidez substancial também ajuda os bancos a terem o dinheiro de que precisam para emprestar.
Segundo ele, será difícil acabar com o poder de pagar juros sobre as reservas. “Acho que a reversão é uma opção que poderia ser executada, mas levaria anos para ser executada, seria um desafio e bastante volátil.”
The post Powell faz alerta contra fim do poder do Fed de pagar juros sobre reservas appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Reuters