Prova de vida por biometria: veja passo a passo simples para fazer procedimento sem sair de casa
Para todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a prova de vida é obrigatória e deve ser realizada anualmente. Como o próprio nome diz, visa confirmar se quem recebe o benefício está vivo, uma forma de prevenir fraudes de terceiros após o falecimento.
Atualmente, é possível fazer o procedimento sem sair de casa. Uma das formas é a biometria facial, uma tecnologia que utiliza características únicas do rosto humano para identificar e autenticar indivíduos. O processo é simples e pode ser feito por qualquer dispositivo com câmera.
Como fazer a prova de vida por biometria
Quem for selecionado pelo INSS para fazer a prova de vida, ou seja, quando o procedimento não é feito de forma automática, pode realizar a biometria facial.
Para isso, é preciso que o segurado esteja cadastrado no login único do Gov.br e tenha os aplicativos Meu INSS e Meu gov.br instalados no celular.
Publicidade
Para iniciar a prova de vida, o instituto divulgou um simples passo a passo de como realizar o procedimento de forma online:
App Meu INSS
- Abra o app Meu INSS e entre usando sua conta gov.br;
- Se for o seu caso, aparecerá a opção “Prova de Vida” ou você receberá notificação de que deve fazer;
- Clique em “Iniciar Prova de Vida”;
- O sistema vai te encaminhar para o app Meu gov.br para fazer a biometria facial.
App Meu gov.br
- Abra o app Meu gov.br ou a notificação que apareceu;
- No menu, vá até “Autorizações” (ou área equivalente) e selecione a autorização pendente para realizar a prova de vida. Clique em “Autorizar”;
- O aplicativo vai pedir para que você permita o uso da câmera. Dê permissão;
- Siga as instruções na tela para capturar seu rosto: mantenha o rosto enquadrado, siga movimentos ou comandos que o app indicar para a biometria.
Lembre-se: é preciso estar em um ambiente bem iluminado, com celular estável e evitar acessórios que bloqueie o rosto (como óculos escuros). Caso tenha dificuldade, é possível pedir para que alguém segure o celular e acione a câmera traseira.
Para verificar se o procedimento foi realizado, é preciso voltar para o app Meu INSS e verificar o status da prova de vida – que deve aparecer como “concluída”, juntamente com um número de protocolo.
Outras formas de fazer a prova de vida
Existem outras algumas formas em vigor para a realização da prova de vida, além da digital:
- Automática: por cruzamento de dados (como Declaração de Imposto de Renda ou vacinação em dia);
- Presencial: por agência do INSS ou banco onde se recebe o benefício;
- Por procuração: permite que outra pessoa faça a prova de vida em nome do beneficiário;
- Para residentes no exterior: junto às representações consulares brasileiras no exterior ou por meio de um formulário.
Cuidado com golpes
O INSS alerta que não envia servidor para a prova de vida na residência do beneficiário. Ainda, adverte sobre golpes virtuais, onde o criminoso se passa por atendente do instituto, pedindo a confirmação de dados pessoais, bancários e documentos digitalizados.
Para evitar fraudes e golpes, o segurado deve concentrar todas as operações no espaço da plataforma oficial.
Publicidade
Colaborou: Yara Vilela
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos