Últimas Notícias

Putin acusa Otan de criar falsa ‘ameaça russa’ para justificar gastos militares

Putin acusa Otan de criar falsa ‘ameaça russa’ para justificar gastos militares

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou nesta quinta-feira, 19, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de alimentar um “mito” sobre supostas intenções expansionistas russas para justificar o aumento de gastos com defesa entre os países da aliança. “A lenda de que a Rússia vai atacar a Europa é a mesma mentira inacreditável que Joseph Goebbels dizia: quanto mais absurda a mentira, mais rápido acreditam”, afirmou, em referência ao ministro da propaganda da Alemanha nazista.

Durante encontro com líderes de agências internacionais de notícias, em São Petersburgo, Putin disse que a “narrativa ocidental” serve para manipular contribuintes. “As elites ocidentais sempre usaram a ameaça vinda do leste para tirar dinheiro dos seus cidadãos e encobrir erros econômicos internos”, acusou.

Segundo o líder russo, mesmo com o aumento de orçamentos militares para até 5% do PIB em países-membros da aliança atlântica, “isso não faz sentido”. Putin afirmou que a Rússia “é autossuficiente em termos de defesa” e que “todas as ameaças que surgirem serão neutralizadas”.

“Vocês sabem que os países da Otan gastam hoje US$ 1,4 trilhão em armamentos? Isso é mais do que todos os outros países do mundo juntos, incluindo Rússia e China”, comparou. O presidente também questionou a racionalidade de decisões econômicas do Ocidente, como o embargo ao gás russo pela Alemanha.

The post Putin acusa Otan de criar falsa ‘ameaça russa’ para justificar gastos militares appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Estadão Conteúdo

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo