Puxado por educação, IPCA sobe mais que o esperado e tem maior nível em um ano em fevereiro

Rephrase my A inflação brasileira acelerou mais do que o esperado em fevereiro e atingiu o nível mais alto em um ano diante da pressão sazonal dos custos da educação, embora o aumento dos preços dos alimentos tenham arrefecido.Em fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,83%, acelerando a alta de 0,42% em janeiro e acima da expectativa do mercado de avanço de 0,78% no mês.Com o resultado divulgado nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA acumula nos 12 meses até fevereiro alta de 4,50%, de 4,51% em janeiro. A expectativa era de um aumento de 4,44%.Isso deixa a inflação em 12 meses exatamente no teto da meta para a inflação, cujo centro para este ano é de 3%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.O principal vilão para o mês foi o grupo Educação, com alta de 4,98%, em um movimento sazonal de início de ano. A maior contribuição nesse segmento partiu dos cursos regulares, cujos custos avançaram 6,13% no mês. Segundo Inácio Alves, analista da Melver, o resultado é fruto dos reajustes habituais do início do ano.As maiores altas nos preços vieram do ensino médio (8,51%), do ensino fundamental (8,24%), da pré-escola (8,05%) e da creche (6,03%). Também houve aumento na inflação do curso técnico (6,14%), ensino superior (3,81%) e pós-graduação (2,76%).Adobe StockIsso ajudou a inflação de serviços a disparar a 1,06% em fevereiro, de uma variação positiva de 0,02% no mês anterior, acumulando em 12 meses alta de 5,25%.Embora a alta de educação seja sazonal, os custos de serviços vêm sendo acompanhados de perto pelo Banco Central para a condução da política monetária, em um ambiente de mercado de trabalho resiliente que tende a elever os gastos dos consumidores.
“Embora o número (0,83%) tenha ficado acima da expectativa, ele permaneceu dentro da faixa esperada entre 0,57% e 0,88%. Com isso, a curva de juros que mede a expectativa do mercado começou a sessão com uma leve queda em relação ao pregão anterior, mostrando que o valor acima não causou, em princípio, um grande impacto no mercado”.
Inácio Alves, analista da MelverSegundo o economista Andre Perfeito, o resultado do IPCA divulgado hoje reforça mais uma vez a expectativa de um cenário com Selic terminal acima das projeções de mercado. “Mantenho 9,75% ao final do ciclo (mercado projeta 9%).”Perfeito também prevê que na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) o colegiado do BC vai se desobrigar do guidance, “ou seja, não irá mais garantir cortes de 0,50 pontos percentuais”.O Banco Central volta a se reunir na semana que vem sob a expectativa de novo corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros Selic, atualmente em 11,25% ao ano.A pesquisa Focus mais recente divulgada pelo Banco Central nesta terça-feira mostra que a expectativa do mercado é de que o IPCA encerre este ano com alta acumulada de 3,77%.Ainda em for better SEO.