Qual planilha usar para controle de gastos?


Ter uma visão clara sobre o uso do seu dinheiro, incluindo gastos, receitas e investimentos é uma vantagem que garante uma vida financeira mais tranquila, além de ficar mais fácil definir metas e sonhos.
Para que isso seja possível, um dos primeiros passos para construir um bom planejamento monetário é anotar suas despesas. Especialistas recomendam utilizar papel e caneta ou, para quem prefere soluções digitais, planilhas e softwares que possam ajudar na identificação de onde o seu dinheiro vai todos os meses.
Allan Esron Pereira Inácio, professor de finanças e membro do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), afirma que a planilha pode ser modelada com base na realidade financeira de cada um. Para ele, esse controle de gastos inicial permite pensar no futuro e saber quanto poupar ao longo do tempo.
A planejadora financeira e especialista em investimentos Bruna Pacheco concorda que a ferramenta pode ser poderosa no planejamento e indica alguns fatores essenciais que uma boa planilha de controle monetário deve conter:
- Renda mensal (salário, extras, etc.)
- Despesas fixas (aluguel, contas, escola)
- Despesas variáveis (supermercado, lazer, imprevistos)
- Total de despesas
- Saldo final do mês (receita – despesas)
- Metas de economia
Para a especialista, organizar os gastos por categoria, como alimentação, transporte e saúde, por exemplo, também ajuda a identificar com mais clareza onde você pode economizar.
Se você não sabe por onde começar a montar a sua, o InfoMoney possui uma planilha financeira de gastos mensais gratuita para te ajudar a ter um controle monetário mais eficaz. Desenvolvida para facilitar o acompanhamento de receitas e despesas, é possível ganhar uma visão clara e organizada do seu orçamento mensal.
Na ferramenta, você consegue:
- Monitorar receitas e despesas;
- Identificar gastos desnecessários;
- Visualizar os períodos em que as contas ficaram no azul ou vermelho;
- Planejar sonhos;
- Ajustar expectativas financeiras.
Mesmo aqueles sem conhecimentos avançados em finanças conseguem utilizá-la para personalizar seus cálculos de acordo com sua realidade financeira.
O mais importante, segundo Allan Esron, do CRA-PR, é começar. “Os primeiros 3 meses das anotações nas planilhas são os mais chatos, mas com bastante resiliência e organização, é possível ver os frutos de uma vida financeira saudável e se beneficiar muito disso”, afirma.
The post Qual planilha usar para controle de gastos? appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: camilalutfi