Últimas Notícias

Quanto custa contratar um consultor financeiro?

Quanto custa contratar um consultor financeiro? – Foto: Freepik

Quem tem dificuldades para se organizar financeiramente pode contar com um consultor financeiro para sair do vermelho, arrumar as contas, economizar e começar a investir. Mas, afinal, quanto custa – e como – contratar um consultor financeiro?
Esse profissional pode atuar tanto na gestão financeira quanto na orientação de investimentos. Ele também pode se apresentar como planejador financeiro ou assessor financeiro. O que os diferencia é a certificação para atuar, mas as áreas de abrangência são as mesmas, segundo a Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro).
São esses profissionais que vão dar um jeito no orçamento familiar e propor estratégias. E não precisa ser rico para ter acesso à consultoria.
Qualquer pessoa pode contratar um consultor financeiro pessoal. Não é preciso ter grandes quantias de dinheiro para gerir, basta querer se organizar para contar com o olhar especializado desse profissional.
“O trabalho de um consultor é abrangente, não fica restrito somente à área financeira ou aos investimentos do cliente. A gente faz um levantamento do momento do cliente e o ajuda a se preparar para as próximas etapas”, explica Andrea Crespi, assessora de investimentos do Grupo Fractal e planejadora financeira CFP pela Planejar.
Pode parecer contraditório gastar para sair das dívidas. Mas para Nayra Sombra, sócia da HCI Invest e planejadora financeira CFP pela Planejar, o consultor financeiro pode ajudar a definir estratégias para o devedor sair do vermelho.
Esse profissional poderá auxiliar na negociação de dívidas, indicando os melhores termos, como uma redução de taxas de juros, ou pagamentos mais longos, por exemplo. Nayara explica que esse profissional também pode ajudar a encontrar opções de crédito mais baratas, consolidando dívidas, indicando empréstimos com garantias ou programas de refinanciamento.
“Um consultor financeiro desenvolve um plano de pagamento estruturado e realista, que leva em consideração as prioridades financeiras do cliente e sua capacidade de pagamento. Isso pode ajudar a evitar a acumulação de mais dívidas e a recuperar o controle financeiro de forma gradual e sustentável”, afirma Nayara Sombra.
Em geral, a atuação do consultor financeiro envolve quatro passos importantes, que incluem a avaliação, o estabelecimento de metas, o desenvolvimento do plano financeiro e o monitoramento da execução, explica Nayara Sombra. 
Na avaliação financeira, a análise tem receitas, despesas, ativos e passivos. Isso permite ter uma visão completa da situação atual para identificar áreas de melhoria.
Em seguida, vem o estabelecimento de metas financeiras, em conjunto com o cliente. Nessa etapa, entram metas financeiras claras, que podem incluir planos para a aposentadoria, comprar uma casa, pagar dívidas ou financiar a educação dos fi  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo