Últimas Notícias

Quanto você pode sacar no saque-aniversário do FGTS; veja as datas e valor

Mensalmente, os empregadores depositam 8% do salário dos funcionários em uma conta do FGTS, que só pode ser acessada em situações específicas, como demissão sem justa causa, compra de imóvel, calamidades ou aposentadoria.

Desde 2020, com a Lei 13.932/2019, os trabalhadores têm a opção do saque-aniversário, que permite retiradas anuais no mês de aniversário. A adesão é voluntária e pode ser feita pelo site ou aplicativo do FGTS, onde também é possível cadastrar uma conta para receber os valores.

Desde a última quarta-feira (6), quem optou pelo saque-aniversário começou a receber os valores disponíveis. Mas quais são as próximas datas de pagamento? O E-Investidor organizou o calendário completo para você conferir quando poderá sacar.

Como será a liberação do dinheiro?

Os valores do saque-aniversário do FGTS serão creditados automaticamente na conta cadastrada pelo trabalhador no aplicativo do FGTS. No primeiro pagamento, até R$ 3 mil serão liberados imediatamente. Se houver saldo remanescente, ele será disponibilizado apenas na segunda parcela, 110 dias depois.

O que é o saque-aniversário?

O saque-aniversário permite que o trabalhador retire uma parte do saldo do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário. No entanto, ao aderir a essa modalidade, ele perde o direito de sacar o saldo total caso seja demitido sem justa causa, podendo retirar apenas a multa rescisória.

Calendário de pagamentos do saque-aniversário

 

Tipos de saque do FGTS

Atualmente, existem duas principais modalidades de saque do FGTS:

  • Saque-rescisão: Permite o resgate total do saldo do FGTS em caso de demissão sem justa causa, incluindo a multa rescisória.
  • Saque-aniversário: Criado em 2020, permite retiradas anuais de uma parte do saldo do FGTS no mês de aniversário do trabalhador. Em contrapartida, quem escolhe essa modalidade não pode retirar o saldo integral em caso de demissão sem justa causa. Entenda aqui se, com a nova medida, vale ou não a pena aderir ao saque-aniversário do FGTS.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Raphael Leites

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo