Quem vai sofrer primeiro com tarifas de Trump é próprio americano, diz analista da XP


Após o anúncio das tarifas de importação pelos Estados Unidos, a discussão no mercado é saber agora o que acontece primeiro nos Estados Unidos: desaceleração econômica ou aumento de inflação.
Para Victor Scalet, estrategista macro da XP, que participou nesta terça (8) do Morning Call da XP, são duas forças que estão indo em sentido contrário.
“As tarifas aumentam os preços domésticos. Os Estados Unidos ainda fizeram a opção de aumentar as tarifas a todos os países ao mesmo tempo, que na prática acaba dando mais poder de negociação de preço ao ofertante (exportador), ou seja, quem deve sofrer mais é o próprio consumidor americano e menos os exportadores”, explicou.
Consumidor paga a conta
Sacalet afirmou que invariavelmente o americano terá que comprar para a própria subsistência. Como o produto que foi taxado ainda não está sendo produzido nos Estados Unidos, que é um dos principais motivos das tarifas, ou seja, estimular a produção interna, o consumidor só terá opção mais cara, no primeiro momento.
“Na prática, se subiu tarifa (de importação) para todos os países, alguém vai ter que pagar por isso. Tem um choque de inflação para cima. As pessoas estão ali ganhando a mesma coisa, mas o total de bens consumidos vai acabar caindo. Enfim, a atividade econômica cai”, destacou. Com isso, é possível que exportadores esperem os efeitos do tarifaço na economia americana para negociar com o governo Trump.
Então, segundo ele, se criam duas forças opostas: inflação e desaceleração econômica.
“Aí a gente tem uma dúvida. O que é mais forte, atividade econômica puxando para baixo ou os preços (que geram inflação) para cima. Nesse momento, ninguém sabe”, ressaltou.
Fed indeciso
“O mercado está agora precificando de 3 a 4 cortes do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) esse ano, o que é mais do que tinha antes do anúncio das tarifas. O mercado está precificando que a parte de atividade econômica vai ser mais importante para a decisão de juros do que esse choque para cima dos preços”, analisou. Scalet vê o Fed muito indeciso, nesse momento.
O estrategista aponta uma recessão provável nos Estados Unidos. “Se a gente tiver uma recessão nos Estados Unidos, ou mais ou menos um quarto da economia do mundo, isso vai gerar muita dor nas outras economias”, disse. Ele crê que se verá uma desaceleração bastante intensa na atividade econômica global.
“Tem mais risco no mundo. E quando tem mais risco, normalmente para emergentes é mais complicado. E nós, que somos emergentes que exportamos commodities, quando há chance de uma recessão global ou desaceleração bastante intensa da atividade global, não dá para achar que é um cenário muito positivo”, comentou.
The post Quem vai sofrer primeiro com tarifas de Trump é próprio americano, diz analista da XP appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: augustodiniz