Quer pagar meia-entrada em shows, cinema e teatro sem ser estudante? Veja passo a passo
Com o valor dos eventos culturais cada vez mais altos, qualquer ajuda para fazer o custo não pesar tanto no bolso é bem-vinda. Nos últimos dias, ganharam destaque nas redes sociais dicas sobre como conseguir uma carteira de estudante para garantir o direito à meia-entrada, mesmo sem estar matriculado no ensino fundamental, médio, superior ou pós-graduação — e sem fazer nada ilegal.
Isso porque o documento também pode ser emitido por quem está inscrito em cursos oferecidos por instituições públicas ou privadas — muitas delas, inclusive, disponibilizam essas formações gratuitamente.
Uma das instituições mais citadas por criadores de conteúdo é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A plataforma oferece diversos cursos online gratuitos, o que chama a atenção não apenas pelo benefício da meia-entrada, mas também pela oportunidade de conquistar uma certificação profissional. A seguir, veja o passo a passo para se inscrever.
Veja como se inscrever nos cursos onlines oferecidos pelo IFRS
Participar desses cursos online oferecidos pelo IFRS é simples: basta acessar o site do instituto e criar uma conta. Após esse primeiro passo, selecione o curso de que mais combina com você e já baixe o comprovante de inscrição. Esse documento será necessário para solicitar a carteirinha de estudante, no passo a passo seguinte.
A lista de cursos contém 14 áreas temáticas, que você pode escolher de acordo com a sua área de formação profissional ou interesse. Dentro dessas seções, estão os cursos relacionados a essas determinadas áreas. Veja as 14 opções:
- Ciências Exatas
- Ciências Humanas
- Educação
- Educação a Distância
- Gestão e Negócios
- Idiomas, Línguas e Literatura
- Informática
- Infraestrutura
- Pré-IFRS: Preparatório para as Provas de Ingresso no IFRS
- Produção Alimentícia
- Produção Cultural e Design
- Recursos Naturais
- Turismo e Hospitalidade
Além do IFRS, outras instituições que podem oferecer o benefício da meia-entrada e de forma gratuita são o Aprenda +MEC e Fundação Bradesco.
Quem pode solicitar o documento nacional de estudante?
Além desses cursos certificados, também pode solicitar e utilizar o CIE (Carteira de Identificação Estudantil) todo estudante que estiver regularmente matriculado em uma instituição de ensino pública ou privada. Segundo o site oficial, têm direito ao documento alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Técnico, Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. O benefício é válido para crianças a partir de 12 anos, além de jovens e adultos.
A CIE garante meia-entrada em diversos eventos e locais culturais, como cinemas, teatros, museus, circos, zoológicos, shows, eventos esportivos (como Fórmula 1, UFC e futebol), passeios turísticos e muito mais.
Publicidade
Para solicitar o documento, basta seguir o seguinte passo a passo:
- Acesse o site do CIE por meio deste LINK;
- Escolha entre as opções “Carteirinha física no valor de R$ 58,90” ou “Carteirinha virtual no valor de R$ 35,90”;
- Preencha os dados cadastrais;
- Escolha a forma de pagamento;
- Preencha os dados de estudante com nome da instituição, grau de escolaridade e nome do curso;
- Forneça um e-mail válido;
- Envie uma foto 3×4;
- Envie uma foto do documento de identidade (RG);
- Envie o comprovante de matrícula adquirido no site do IFRS;
Após o envio dos documentos, basta aguardar a análise e a confirmação. Vale lembrar que, ao preencher os dados, é de extrema importância que o e-mail seja válido, pois todas as informações seguintes sobre a carteira de estudante serão enviadas por lá.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Manuela Miniguini