Reforma da ONU, 2 estados para Palestina-Israel e Irã: veja carta do Brics


A Cúpula dos Brics segue em reunião até segunda-feira (7), mas o comunicado principal e mais aguardado do encontro já foi divulgado neste domingo. O Ministério das Relações Exteriores divulgou o documento, denominado “Declaração do Rio de Janeiro”, com as principais discussões de diplomatas dos países-membros do grupo.
Como citado no discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura do encontro, mais cedo neste domingo, a reforma da Organização das Nações Unidas é um dos pontos centrais do comunicado.
O documento também cita a chamada “Solução de Dois Estados” para o conflito entre Palestina e Israel, sugerindo que apenas a constituição de estados soberanos seria capaz de dirimir as hostilidades na região. O ponto foi de difícil negociação para o Irã, que não reconhece o Estado de Israel.
“Recordamos que a Faixa de Gaza é parte inseparável do Território Palestino Ocupado. Salientamos, a este respeito, a importância de unificar a Cisjordânia e a Faixa de Gaza sob a Autoridade Palestina e reafirmamos o direito do povo palestino à autodeterminação, incluindo o direito a um Estado independente da Palestina”, afirma o comunicado.
Sem mencionar os Estados Unidos, o comunicado conjunto também condenou ataques do Irã, na seção que menciona conflitos e segurança global.
“Condenamos os ataques militares contra a República Islâmica do Irã desde 13 de junho de 2025, que constituem uma violação do direito internacional e da Carta das Nações Unidas, e expressamos profunda preocupação com a subsequente escalada da situação de segurança no Oriente Médio”, diz o documento.
The post Reforma da ONU, 2 estados para Palestina-Israel e Irã: veja carta do Brics appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: camillebocanegra