Relojoaria mais antiga da Suíça lança relógio de pulso mais complicado do mundo


A Vacheron Constantin, a mais antiga marca de relógios suíça em operação contínua, acaba de lançar o relógio de pulso mais complexo do mundo. O Les Cabinotiers Solaria Ultra Grand Complication é uma obra-prima tecnológica de dupla face que levou oito anos de pesquisa e desenvolvimento. Com impressionantes 41 complicações, incluindo cinco funções astronômicas, uma delas inédita, o relógio foi totalmente desenvolvido, projetado e montado por um único mestre relojoeiro.
A Vacheron Constantin registrou 13 pedidos de patente para este modelo, cujo novo movimento, o Calibre 3655, é composto por impressionantes 1.521 componentes montados e acabados à mão. A montagem do movimento (o “motor” do relógio) levou quase um ano para ser concluída. Além das cinco complicações astronômicas que nunca haviam sido combinadas em um relógio de pulso antes, o modelo também apresenta um repetidor de minutos especialmente concebido com carrilhão de Westminster, que toca as horas sob demanda usando quatro martelos e quatro gongos em diferentes tons. Sete das 13 patentes foram registradas para essa função.

Feito em ouro branco 18 quilates, o relógio possui um design surpreendentemente usável, com 45 milímetros de diâmetro e 14,99 mm de espessura. Christian Selmoni, diretor de estilo e patrimônio da Vacheron Constantin, revela que a principal orientação dada ao relojoeiro (cujo nome não foi divulgado) foi: “criar algo extraordinário, mas em um formato compacto”. O movimento tem 36 mm de diâmetro e pouco menos de 11 mm de espessura, sendo considerado pela marca uma verdadeira obra-prima na arte da miniaturização.
Leia mais: Rolex aumenta preços de relógios em até 8% após alta do ouro
“Conseguir integrar tantas complicações e componentes em um espaço tão reduzido é uma façanha impressionante”, afirma Selmoni. Colocar 41 complicações em um relógio “sem reestruturar completamente a base significaria um modelo grande e espesso. Torná-lo o mais compacto possível foi um grande impulsionador da inovação”.

Funcionalidades do relógio
Mas o que exatamente este relógio pode fazer? Imagine acompanhar as marés, a posição do sol e da lua ao longo do dia e até localizar uma estrela específica à noite, tudo no seu pulso. O relógio também inclui um calendário perpétuo gregoriano, três indicações lunares (incluindo uma fase lunar astronômica com a idade da lua exibida), um escapamento de turbilhão (que compensa erros na marcação do tempo causados pela gravidade quando o relógio está em determinadas posições) e indicações de segundo fuso horário e horário mundial.
Leia mais: Abel Ferreira, do Palmeiras, lança edição limitada de relógio; veja detalhes e preço
O movimento tecnologicamente avançado permite três formas de medir o tempo: civil (o dia de 24 horas), sideral (o tempo real que a Terra leva para girar completamente em seu eixo enquanto orbita o sol) e solar ou tropical (o tempo que o sol leva para retornar a uma posição específica). Todas essas medições variam ao longo do ano. A diferença entre elas, chamada de equação do tempo, também é exibida no relógio.

Além disso, há cinco complicações astronômicas altamente especializadas (entre as 14 complicações astronômicas do relógio), com três patentes pendentes que fornecem informações sobre o caminho do sol. Uma inovação inédita é um mapa celeste que permite ao usuário localizar quando uma estrela ou constelação específica aparecerá no céu noturno. Esse rastreador temporal está vinculado ao cronógrafo de segundos fracionados do relógio (que permite cronometrar múltiplos eventos com diferentes tempos de término) e é o tema de um dos pedidos de patente.
Outra patente é para o que a marca chama de sistema “plug and play”, que levou anos para ser desenvolvido. Embora não seja contado como uma das 41 complicações, é uma inovação projetada para simplificar a manutenção do relógio.

“Esse sistema no coração do movimento foi criado para que, quando o proprietário precisar de manutenção, o relojoeiro não tenha que remover múltiplos ponteiros, mostradores ou complicações. É um tipo de módulo que pode ser desconectado”, explica Selmoni. “Foi projetado para economizar dias de trabalho na manutenção.”
Legibilidade e design
De acordo com Selmoni, um dos aspectos mais impressionantes deste relógio de pulso mais complicado do mundo é a legibilidade das funções. “Nosso relojoeiro, que também é engenheiro, projetou cada mostrador e cada indicação para que fossem muito fáceis de ler. Isso não é nada fácil de fazer. Ele teve que reinventar o layout das funções, criar um novo sistema de câmaras e até projetar uma nova caixa para acomodar o movimento conforme imaginado.”
Leia mais: TAG Heuer lança relógio “rosa vibrante” de R$ 65 mil em homenagem ao GP de Las Vegas
Com 270 anos de história, a Vacheron Constantin não é novata no mundo dos relógios extremamente complicados. No ano passado, a marca lançou o Berkley Grand Complication, um relógio de bolso de dupla face com 63 complicações. Nos últimos anos, também criou relógios de pulso altamente complexos, como o Les Cabinotiers Celestia Astronomical Grand Complication 3600 em 2017, com 23 complicações, e o Les Cabinotiers Grand Complication Split-Seconds Chrono Tempo em 2020, com 24 complicações. Esses modelos tinham 50 mm de diâmetro e 20 mm ou mais de espessura.
O Les Cabinotiers Solaria, no entanto, não apenas quebra os recordes da Vacheron Constantin, mas também os de outras marcas de prestígio. O relógio é uma peça única, embora Selmoni tenha mencionado que espera que outras versões sejam feitas com materiais diferentes ou mostradores de cores variadas. E quanto ao preço? A fabricante suíça não divulgou essa informação. Relógios de pulso altamente complicados anteriores da Vacheron Constantin frequentemente ultrapassaram os US$ 2 milhões, e esses tinham bem menos complicações e patentes registradas.
© 2025 Bloomberg L.P.
The post Relojoaria mais antiga da Suíça lança relógio de pulso mais complicado do mundo appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Bloomberg