Restituição IR 2025: como consultar o 2º lote que cai na segunda-feira (30)
A Receita Federal já começou a pagar os contribuintes que têm direito à devolução de valores, e o lote 2 da restituição do Imposto de Renda 2025 será depositado nesta segunda-feira, 30 de junho. Para saber se vai receber agora ou apenas nos próximos meses, é possível consultar a situação diretamente nos canais do Fisco.
Para facilitar esse acompanhamento, a Receita Federal disponibiliza meios oficiais onde o contribuinte pode saber rapidamente a situação da restituição. A consulta pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo. Ambos exigem login com CPF e senha da conta Gov.br em nível prata ou ouro.
Veja a seguir como acessar essas plataformas, o que significam os principais avisos durante a consulta e quais critérios influenciam a ordem de pagamento dos lotes da restituição em 2025.
Quem recebe a restituição antes?
A Receita Federal estabelece uma ordem clara de prioridades para a restituição do IR 2025, dividida em cinco lotes. Os primeiros a receber são:
- Idosos com 80 anos ou mais;
- Pessoas com 60 anos ou mais, portadores de deficiência ou doenças graves;
- Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
Na sequência, têm prioridade os que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via Pix – essa prioridade só se aplica a quem usou ambas as funcionalidades. Aqueles que usaram apenas uma delas (Pix ou pré-preenchida) vêm logo depois.
Os demais contribuintes entram na fila conforme a ordem de entrega da declaração. Ou seja, quanto mais cedo você enviou, mais cedo deve receber.
Qual o calendário de pagamentos da restituição?
A Receita Federal divulgou as datas dos cinco lotes de restituição do IR 2025. Veja o cronograma:
- 1º lote: 30 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
A restituição será feita exclusivamente para contas bancárias ou via Pix, com chave CPF vinculadas ao titular da declaração. Contas em nome de terceiros não são aceitas. Caso haja erro nas informações bancárias, será necessário reagendar o crédito diretamente com o Banco do Brasil.
Publicidade
Vale lembrar: se a declaração estiver com pendências ou cair na malha fina, o pagamento só será feito após a regularização da situação.
- Imposto de Renda 2025: caí na malha fina, e agora?
Onde a restituição é depositada?
A restituição só pode ser creditada em uma conta bancária (corrente, poupança ou pagamento) que esteja vinculada ao Cadastro de Pessoa Física (CPF) do titular da declaração. Caso o contribuinte opte por receber via Pix, a chave utilizada obrigatoriamente deve ser o CPF. Não serão aceitas chaves de e-mails, telefones ou aleatórias.
“Se você informar uma conta bancária com CPF diferente do titular da declaração, a restituição não será paga e você terá de reagendar o crédito da restituição com a Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001 para capitais ou 0800-729-0001 para demais localidades), informando uma conta válida”, informa a Receita.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Igor Markevich