Saiba quem garante a restituição do 2º lote do IR 2025 e como receber hoje via Pix
O Imposto de Renda (IR) 2025 entra em nova fase nesta segunda-feira, 30 de junho, com o pagamento do segundo lote de restituições aos contribuintes. Desta vez, quem optou pelo Pix tem mais chances de receber o crédito na conta no mesmo dia.
A restituição funciona como uma devolução dos valores pagos a mais em tributos ao longo do ano. Neste ano, além de idosos, portadores de deficiência, pessoas com doenças graves e professores, quem marcou a opção “receber via Pix” e validou a chave CPF, recebeu prioridade na fila de pagamentos.
Receber a restituição por Pix pode acelerar o processo, além de garantir mais agilidade no crédito. O pagamento ocorre por meio da chave cadastrada, que deve ser CPF. Não há um horário fixo: os repasses são feitos ao longo do dia pelas instituições financeiras. Caso o valor não seja creditado até o fim da segunda-feira (30), o ideal é consultar o site da Receita para verificar se a restituição realmente foi liberada no 2° lote.
Como receber via Pix
Para garantir o pagamento pelo Pix no segundo lote, o contribuinte deve, obrigatoriamente, ter enviado a declaração pré-preenchida (disponível desde 1º de abril) e ter cadastrado sua chave CPF no campo correspondente. A chave de e-mail, telefone ou aleatória não é aceita: somente o CPF vinculado ao titular do IR. Caso contrário, a restituição será estornada e será preciso reagendar o crédito junto ao banco.
Ao iniciar a declaração pré-preenchida na plataforma da Receita (site, programa de computador ou app “Meu Imposto de Renda”), selecione a opção de pagamento via Pix e confirme sua chave CPF antes de enviar. Em 30 de junho, o valor restituído cai direto na sua conta, sem filas ou espera adicional.
“Se você informar uma conta bancária com CPF diferente do titular da declaração, a restituição não será paga e você terá de reagendar o crédito da restituição com a Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001 para capitais ou 0800-729-0001 para demais localidades), informando uma conta válida”, escreveu a Receita.
Quem recebe a restituição em cada lote?
A Receita Federal estabelece uma ordem de prioridade para o pagamento da restituição do IR, que é dividido em 5 lotes. Os primeiros a receber são os idosos com 80 anos ou mais, seguidos pelos contribuintes com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e aqueles que possuem doenças graves. Na sequência, têm prioridade os contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
Depois, entram na fila aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix, optando pela utilização de ambos os recursos. Logo após, são contemplados os que utilizaram a declaração pré-preenchida ou escolheram o Pix como forma de recebimento, utilizando somente um dos recursos. Por fim, os demais contribuintes recebem a restituição conforme a disponibilidade nos lotes seguintes.
Como fazer a declaração pré-preenchida?
A declaração pré-preenchida é uma funcionalidade que facilita o preenchimento do Imposto de Renda, pois já traz automaticamente diversos dados do contribuinte informados por fontes pagadoras, instituições financeiras e outros órgãos.
Publicidade
Ela está disponível em todas as plataformas da Receita Federal e poderá ser acessada a partir do dia 1º de abril das seguintes formas:
- Online (pelo site da Receita);
- Programa para computador;
- Aplicativo para celulares e tablets.
Para utilizá-la, será necessário ter uma conta gov.br com nível de segurança prata ou ouro. Isso garante maior proteção dos dados. Após fazer login na conta, basta selecionar a opção “Iniciar declaração pré-preenchida” e revisar as informações antes do envio.
Qual o calendário de pagamentos da restituição?
Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2025 seguirão o cronograma oficial da Receita, com início em 30 de maio e conclusão em 30 de setembro. Confira as datas:
Lote | Data de Pagamento |
---|---|
1º Lote | 30 de maio de 2025 |
2º Lote | 30 de junho de 2025 |
3º Lote | 31 de julho de 2025 |
4º Lote | 29 de agosto de 2025 |
5º Lote | 30 de setembro de 2025 |
O contribuinte pode consultar a restituição do IR pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”.
Publicidade
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Igor Markevich