Tesouro Direto: taxas sobem com fiscal na berlinda após Motta ameaçar decreto do IOF


Os juros dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto subiram nesta quarta-feira (25), em resposta à deterioração da percepção fiscal por parte dos investidores. O movimento veio após a inclusão, de última hora, do projeto de decreto legislativo (PDL) que revoga o aumento do IOF na pauta de votações da Câmara dos Deputados.
A surpresa com a movimentação legislativa provocou um aumento do prêmio de risco exigido nos papéis, especialmente nos de vencimentos mais longos. A taxa do Tesouro IPCA+ 2050, por exemplo, avançou de 6,83% de juro real na segunda-feira para 6,95% nesta tarde. O IPCA+ 2040 subiu de 6,91% para 7,01%. Já o Tesouro Prefixado 2032 passou de 13,62% para 13,68%.

Motta escolhe deputado do PL para relatar projeto que pode revogar alta do IOF
Coronel Chrisóstomo assume relatoria de proposta que pode anular decretos de Lula; base aliada vê gesto como rompimento no diálogo

Câmara decide futuro do decreto do IOF nesta quarta: entenda o que está em jogo
Deputados decidem nesta quarta (25) se mantêm decreto do governo Lula que elevou o IOF sobre crédito, câmbio, risco sacado e previdência; veja como era, como está e como pode ficar
O avanço reflete o ajuste na curva a termo diante da nova incerteza fiscal. Investidores passaram a precificar mais risco ao longo do tempo, pedindo retornos mais altos para comprometer recursos em prazos maiores.
A inclusão do PDL pegou o mercado de surpresa e reacendeu temores quanto à condução da política fiscal. A revogação do aumento do IOF, caso aprovada, comprometeria uma fonte relevante de arrecadação do governo, elevando o risco percebido e pressionando os ativos de renda fixa.
O governo também foi surpreendido com a decisão, e procura líderes nos bastidores para tentar reverter situação, mas Motta já rejeitou um pedido de reunião. Segundo o jornal O Globo, a disputa entre Congresso e governo a respeito da derrubada dos vetos do presidente Lula em um projeto que pode aumentar a conta de luz é uma das explicações para Motta decidir pautar o PLD agora.
Confira as taxas dos títulos do Tesouro Direto às 13h02 desta quarta-feira (25):

The post Tesouro Direto: taxas sobem com fiscal na berlinda após Motta ameaçar decreto do IOF appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Paulo Barros