Trader: Não venda a casa para operar no mercado; trabalhe como uma pequena gestora


Pedro Heck, trader com passagem por gestoras e fundador de uma mesa proprietária em Ribeirão Preto (SP), construiu um estilo de operação marcado pela simplicidade e objetividade.
“Não trabalho com juízo de certeza. É análise probabilística. Não vendam a casa para operar. Trabalhem como uma pequena gestora, dividam patrimônio em caixinhas e respeitem o plano”, diz.
Pedro também destaca que o segredo do sucesso não está apenas no setup (estratégia) em si, mas na forma como o trader o executa: com clareza, disciplina e respeito ao próprio gerenciamento de risco. “Você pode ter o melhor setup do mundo, mas se não respeitar as regras, as travas e os limites definidos, o mercado vai cobrar”, afirma.
No episódio 68 do programa GainDelas, no canal GainCast, Pedro Heck detalhou sua atuação no mercado monetário.
Aprenda o Setup da Praia na Semana do Trader Sossegado 2.0
O simples no trade
Pedro aposta em setups acessíveis e ferramentas tradicionais, mas com foco no que realmente funciona na prática. Para as operações com ações e opções, ele se baseia no comportamento do preço em relação às Bandas de Bollinger, configuradas com três desvios e acompanhadas de uma média de 20 períodos.
“Depois de uma queda muito acentuada, quando o preço se aproxima ou até mesmo fecha abaixo da banda inferior, temos duas possibilidades: uma lateralização prolongada, que favorece quem vende volatilidade em opções, ou uma reversão. Ambas geram oportunidades para quem está atento”, explica.
Leia também:
Ele defende o uso de setups diretos, sem excesso de indicadores que poluam a leitura. “O simples funciona. Com um indicador bem plotado, você já tem expectativa matemática positiva. Não precisa interagir com vários indicadores para ter um operacional eficiente e replicável”, ressalta.
Além disso, Pedro costuma reforçar que essa abordagem facilita o foco no gerenciamento de risco e na execução disciplinada do plano, evitando distrações que levam ao overtrading.
No day trade do dólar, seu foco recai sobre o comportamento do preço em torno da VWAP diária e de uma média ponderada de 114 períodos no gráfico de 5 minutos. “O afastamento significativo entre essas duas linhas tende a se corrigir ao longo do pregão. Quem observar esse padrão e fizer o exercício de backtest manual vai perceber como surge um operacional de retorno à média com boa base estatística”, afirma.
Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice.
The post Trader: Não venda a casa para operar no mercado; trabalhe como uma pequena gestora appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Bruno Nadai