Trump promete tarifas sobre fármacos: “Tudo que preciso fazer é tarifar”


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender sua política de tarifas durante coletiva nesta segunda-feira (14), prometendo sobretaxar o setor farmacêutico “muito em breve” e acenando ajuda às montadoras. “Tarifas sobre fármacos virão em futuro próximo. Essas taxas não virão em um futuro tão distante, não”, afirmou.
Companhias farmacêuticas estão em outros lugares, como China, não mais nos EUA. Não produzimos mais os nossos medicamentos”, disse, criticando a dependência internacional do país. Para Trump, “quanto maiores as tarifas, mais rápido as firmas vêm para cá”.
Ao lado do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, ele também prometeu buscar saídas para aliviar os impactos das tarifas sobre a indústria automobilística. “Estou vendo uma maneira de ajudar montadoras de veículos”, afirmou. “As montadoras precisam de um pouco mais de tempo para se ajustar”, disse, sugerindo ainda possíveis alterações no acordo comercial USMCA. “Talvez possamos fazer algo relacionado às partes de veículos dentro do USMCA, não sei.”
Ao comentar os impactos econômicos das tarifas, Trump afirmou: “Estamos fazendo US$ 3 bilhões por dia”.
Segundo ele, os mercados “estão fortes agora que se acostumaram com as tarifas”, embora tenham exigido uma pausa temporária, de 90 dias, “por conta dos mercados” na semana anterior.
Segundo Trump, as tarifas já têm efeito direto sobre o investimento no país. “A Nvidia anunciou investimentos nos EUA por conta das tarifas”, afirmou.
Ele também disse que “depois de Deus, amor e família, tarifa é a palavra mais bonita do dicionário”.
E completou: “Tudo que preciso fazer, é tarifar.”
Para o republicano, a inflação também já está sob controle: “Já resolvemos o problema de inflação no país. Os números estão ótimos.”
The post Trump promete tarifas sobre fármacos: “Tudo que preciso fazer é tarifar” appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Estadão Conteúdo