UE vai estender suspensão de medidas retaliatórias para permitir negociação com EUA


(Bloomberg) — A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que a União Europeia vai estender até 1º de agosto a suspensão das medidas comerciais retaliatórias contra os Estados Unidos, para permitir a continuidade das negociações. A decisão vem após o ex-presidente Donald Trump ameaçar impor uma nova tarifa de 30% sobre produtos do bloco europeu.
Essas medidas, adotadas pela UE em resposta às tarifas impostas por Trump sobre aço e alumínio, estavam suspensas para viabilizar as conversas, mas deveriam ser retomadas automaticamente à meia-noite de terça-feira.
- Leia também: Tarifas injustificadas destroem prosperidade, diz presidente da Espanha sobre tarifas
- Leia também: México e UE reagem a ameaça de tarifa de Trump com pedidos de negociação
“Ao mesmo tempo, continuaremos a preparar novas medidas retaliatórias para estarmos totalmente prontos”, afirmou von der Leyen a jornalistas em Bruxelas no domingo, reforçando a preferência da UE por uma “solução negociada”.
A lista atual de medidas afetaria cerca de 21 bilhões de euros (24,5 bilhões de dólares) em produtos americanos, enquanto a UE tem outra lista pronta, no valor aproximado de 72 bilhões de euros.
Von der Leyen também afirmou que o instrumento anti-coerção da UE, a ferramenta comercial mais poderosa do bloco, não será usado neste momento. “O ACI foi criado para situações extraordinárias”, disse ela. “Ainda não chegamos a esse ponto.”
Trump tem enviado cartas aos parceiros comerciais, ajustando os níveis tarifários propostos desde abril e convidando-os para novas negociações. Em uma carta divulgada no sábado, o presidente americano alertou que a UE enfrentaria uma tarifa de 30% no próximo mês, caso não sejam negociados termos melhores.
Leia mais: Trump diz que EUA vão impor tarifas de 30% sobre UE e México no próximo mês
A UE buscava fechar um acordo provisório com os EUA para evitar tarifas mais altas, mas a carta de Trump abalou o otimismo recente em Bruxelas sobre a possibilidade de um acordo de última hora entre as grandes economias. Os embaixadores do bloco devem se reunir neste domingo para discutir a situação comercial.
A prorrogação da suspensão das medidas retaliatórias precisa ser aprovada pelos países membros.
Carros e tarifas agrícolas surgiram como os principais pontos de impasse entre a União Europeia e os EUA, enquanto as duas partes trabalham para um acordo comercial provisório nos próximos dias, informou a Bloomberg anteriormente.
A UE quer que a tarifa sobre exportações agrícolas não ultrapasse 10%. Um mecanismo de compensação, defendido por algumas montadoras como forma de conceder alívio tarifário em troca de investimentos nos EUA, não está sendo considerado no momento, devido a preocupações da UE de que isso possa deslocar a produção para o outro lado do Atlântico.
Os negociadores do bloco estão concentrando as conversas nas tarifas sobre carros, segundo pessoas familiarizadas com o assunto, que falaram sob condição de anonimato para discutir as deliberações privadas.
© 2025 Bloomberg L.P.
The post UE vai estender suspensão de medidas retaliatórias para permitir negociação com EUA appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Bloomberg