Vale deveria ser a maior mineradora do mundo, diz CEO Gustavo Pimenta


O novo chefe da Vale (VALE3) revelou uma das maiores ambições da firma brasileira – tornar-se a maior produtora de metais do mundo em valor de mercado.
“Ela deveria ser a maior mineradora do mundo porque estamos sentados sobre a maior reserva mineral do planeta”, disse o CEO Gustavo Pimenta na sexta-feira durante um evento firmarial em São Paulo. “Precisamos destravar o valor dessa companhia.”
Pimenta, que assumiu o cargo de CEO em outubro, tem pela frente o grande desafio de superar rivais maiores, como a BHP Group e a Rio Tinto Group. A capitalização de mercado da Vale é de US$ 43,9 bilhões – cerca de um terço do valor da BHP e menos da metade da Rio Tinto. Segundo ele, a Vale chegou a ocupar o segundo lugar em valor de mercado em 2010. Isso mudou após dois desastres fatais em barragens e uma queda na produção de minério de ferro, que abalaram a confiança dos investidores.
Pimenta afirmou ao público firmarial que pretende elevar o valor de mercado da Vale por meio de estabilidade operacional, melhorias em segurança e desenvolvimento contínuo de seus ativos minerais. Ele também disse que a meta da firma para 2030 – em termos de produção anual de minério de ferro – deve garantir à Vale o posto de maior produtora mundial do principal insumo do aço.
“Queremos alcançar 360 milhões de toneladas, retomando a posição que nunca deveríamos ter perdido como a maior mineradora de minério de ferro do mundo”, disse ele. “Estamos bem encaminhados para retomar essa posição.”
Leia também: Vale realiza estudos para aplicar metade dos R$ 70 bi previstos em Novo Carajás
The post Vale deveria ser a maior mineradora do mundo, diz CEO Gustavo Pimenta appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Bloomberg