Colunistas

Impactos dos Seguros

Vamos seguir nosso aprendizado sobre seguros entendendo como eles estão sempre atrelados aos acontecimentos que nos cercam, mesmo que para a maioria de nós seja em alguns momentos realmente difícil enxergar esta ligação.

O mundo passou recentemente por um acontecimento histórico (pandemia de Covid-19), e como isso afetou e afeta até hoje vários ramos de seguros, você seria capaz de responder adequadamente a esta pergunta ?

Usaremos para esse caso o seguro mais conhecido da maioria de vocês, o seguro auto. Segundo dados da FENACOR até 2021(fenacor.org.br), o Brasil tinha apenas 30% da sua frota de carros segurada, e 2% das motos. Para se ter uma ideia neste mesmo ano à frota do Brasil era de pouco mais de 110 milhões (IBGE), sim, é realmente assustador.

E pasmem, este é o seguro com maior penetração no mercado brasileiro. Ainda que possamos considerar que estes números estejam desatualizados, a variação não seria grande.

Bom agora já sabemos que a cada 10 carros, apenas 3 tem seguro (não vamos entrar no mérito da contratação adequada as necessidades de cada um neste momento, falaremos disso em outra oportunidade).

Vamos nos ater aos seguintes fatos, não podemos pressupor que todos os acidentes envolvem sempre veículos segurados, assim como não podemos pressupor que todos os furtos/roubos são de veículos segurados, na verdade a probabilidade de não serem é até maior.

Então qual a relação da pandemia com o seguro auto ?

Na coluna anterior aprendemos que seguro é transferência de risco mediante pagamento, certo?

Agora, me diga, quais são os riscos no seguro auto ?

Podemos resumir principalmente em: colisão, furto/roubo e incêndio (embora existam outros riscos/coberturas).

Na pandemia tivemos um aumento significativo nos trabalhos em home office, resultando na diminuição da exposição ao risco dos veículos, pois haviam menos veículos transitando pelas ruas. Além disso, com a redução e até fechamento provisório de vários setores, houve um impacto direto na fabricação de peças e itens para reparos. A consequência, alguns reparos cobertos pelo seguro passaram meses aguardando sua conclusão.

Outro fator que influenciou diretamente o mercado de seguro auto, foi o baixo resultado na venda de veículos 0 km. Com um número muito menor na venda de carros novos, os carros usados subiram de preço (tabela FIPE) e consequentemente o valor do seguro também subiu.

Apesar de não estarmos mais num período de pandemia, seus reflexos ainda podem ser sentidos no mercado, seja com o retorno do fluxo “normal de veículos” (aumento da exposição ao risco), seja com atraso na fabricação/entrega de peças ou ainda com a retomada na venda dos veículos 0 km, que receberam um forte incentivo do governo com a redução temporária de impostos há pouco tempo.

Esse exemplo ilustra que o mercado segurador no Brasil, desempenha um papel muito mais ativo do que imaginamos, representando cerca de 4% do PIB do Brasil (e com enorme potencial de crescimento), ainda que 9 em cada 10 brasileiros não tenham nenhum tipo de seguros privados (FGV).

Agora você é capaz de enxergar que todas essas situações estão muito mais envolvidas com os seguros do que você imaginava, não é mesmo ?

Por isso ter consciência disso pode te ajudar a compreender melhor como utilizar todas as ferramentas que os seguros podem oferecer, seja para você, sua família ou seu negócio.

Lucas Zonaro

Sócio fundador da Expertise Consultoria e Corretagem de Seguros. Uma empresa que surgiu das dores e necessidades de seu fundador e seus familiares, entendendo que necessitamos muito mais do que apenas apólices de seguros. Por isso atuamos em três principais frentes: Gerenciamento de Riscos, Gestão de Apólices e Comercialização de Seguros. Com atendimento individualizado, conseguimos minimizar custos e maximizar a operação de inúmeros clientes, sejam empresas de todos os portes até pessoas físicas, garantindo a continuidade e tranquilidade de seus processos. Faça como milhares de clientes e tenha uma nova experiência sobre seguros.

Artigos relacionados

12 Comentários

  1. Excelente texto.

    Como abordou o seguro oara autos, seria interessante falar um pouco sibre o seguro dos veiculos elétricos. É um nicho crescente, e pelo pouco que vi, os valores para segurar estes carros são substancialmente maiores.

    1. Fernanda, infelizmente a cultura de seguros, assim como a de educação financeira é recente (e pouco difundida no Brasil), isso de fato tornam os prêmios um pouco mais elevados do que a média mundial por exemplo. Porém devemos considerar que aqueles com maior dificuldades na aquisição de bens e construção de patrimônio, são os que mais necessitam do amparo dos seguros, possibilitando uma construção sólida.

  2. A coluna sobre seguros têm sido bem educadora para mim!!! Nós brasileiros precisamos aprender muito e desenvolver melhor essa cultura de prevenção às adversidades da vida, contratando boas apólices de seguro, fazendo investimentos e poupando . E convenhamos, se tratando de Brasil, são incontáveis as adversidades que podemos sofrer. Muito bom o texto!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo