A Importância do Corretor de Seguros
Se você tem nos acompanhado, pôde aprender nas nossas duas primeiras colunas um pouco mais sobre seguros e como eles estão diretamente envolvidos nas nossas vidas. Mas qual seria a importância do corretor de seguros?
Hoje vamos colocar em evidência um pouco sobre o papel do corretor. Embora em alguns casos seja possível a contratação de diferentes tipos de seguros de forma direta (seja pela internet, telefone, ou até mesmo agências bancárias) sem auxílio de um corretor. Porém, gostaríamos de esclarecer a seguir porque essa prática definitivamente não é recomendada e tão pouco a mais segura para você.
Vamos começar por quem é o corretor de seguros, o corretor de seguros deve estar habilitado pela SUSEP (órgão responsável pela autorização e fiscalização do mercado de seguros) como pessoa física, e, se desejar, atuar como uma corretora (pessoa jurídica) a corretora deve possuir um responsável técnico devidamente habilitado.
Espera-se que o corretor habilitado seja um profissional com conhecimento capaz de identificar as necessidades específicas de cada cliente, encontrando a solução ideal entre as diversas seguradoras e seus produtos existentes dentro do mercado de seguros.
Os contratos de seguros são, para a maioria das pessoas, algo chato e complexo. Você concorda? Até mesmo as nomenclaturas podem ser confusas para quem não está habituado. Por isso, abaixo, listamos algumas das principais para esclarecer, já que muitas vezes as dúvidas começam por aqui:
– Prêmio: é o valor a ser pago pela apólice de seguro;
– Indenização: é o valor a receber pelo seguro;
– Sinistro: é a materialização do risco, ou seja, o acontecimento do fato coberto.
– Apólice: é a formalização do seu contrato de seguro, a sua garantia.
– Segurado: é o contratante do seguro.
– Seguradora: é a empresa que “assume o risco” mediante pagamento.
Outro fator importante é o que chamamos de “condições gerais”, que nada mais é do que a descrição de todas as cláusulas que estabelecem as obrigações e direitos do Segurado e da Seguradora. Aqui é onde estão descritas todas as situações que possam ter garantia (eventos cobertos) e tudo aquilo que possa acontecer e que não haverá cobertura (chamados de riscos excluídos).
É de extrema importância que o corretor tenha conhecimento das condições gerais dos produtos que comercializa, pois só assim será possível deixar claro a cada um de seus clientes em quais situações eles por ventura poderão não ter cobertura do seguro contratado. A análise e interpretação das apólices, bem como do contexto dos clientes deve ser premissa básica no dia a dia do corretor. Isso garante a você, segurado, que suas apólices não terão aquelas “surpresinhas” quase sempre intragáveis e frustrantes. Quando o cliente está bem orientado e ciente das situações que, por ventura, podem o prejudicar, consegue na maioria das vezes identificá-las e evitá-las.
Você pode estar pensando que ao optar por fazer a contratação diretamente irá economizar, porém isso normalmente não acontece. O valor que o corretor recebe como comissão não tem um impacto significativo no valor do prêmio final (claro que existem casos que sim), pois as seguradoras optam por “manter um valor de mercado” independente da forma de contratação, com ou sem corretor.
Portanto, ao abrir mão de uma consultoria especializada do corretor, você pode cometer uma série de equívocos como um excesso de coberturas e valores exorbitantes e desnecessários ou, pior ainda, deixar de ter uma cobertura ou um valor suficiente que lhe atenda em alguma de suas necessidades.
Mas, vamos supor que você acredite ter um bom conhecimento sobre seguros e, por isso, opte por contratar seu seguro de forma direta. Ainda assim, você terá que dispor de tempo para fazer o acompanhamento desta apólice, ou ainda de um sinistro. Sejamos honestos: você terá tempo e dará prioridade no seu dia a dia para fazer tudo isso e sem suporte?
Vamos ilustrar de outra forma: quando você vai ao médico e ele te receita algo ou o encaminha para realizar algum exame, em 90% dos casos você tira suas dúvidas e segue a orientação dada por ele ou abandona quaisquer instruções da consulta? Pois bem, outra analogia para ajudá-los a compreender o que proponho neste texto: Quando você procura o seu contador, a mesma coisa acontece. Você escuta suas orientações e paga seus impostos, ainda que isso não lhe seja tão agradável de fazer. Porque agimos assim? Por que sabemos que, ainda que as respostas e condutas não sejam agradáveis a nós, elas nos atendem, nos dão segurança e são o melhor a ser feito pelo nosso próprio bem.
Então, agora vamos retomar o papel do corretor. O que te faria pensar, após essas explicações, que você simplesmente pode substituir o corretor?
Por isso, caros leitores, ter um bom corretor é fundamental, pois este profissional é o seu maior aliado sempre. É ele quem buscará as melhores soluções para cada situação da sua vida, tão única e particular.
Veja algumas das vantagens de se ter um bom corretor:
– 1. Profissionalismo e conhecimento especializado: Um bom corretor de seguros possui conhecimento especializado sobre os diferentes tipos de seguros disponíveis no mercado e pode oferecer conselhos imparciais e precisos aos seus clientes. Com sua experiência, eles podem identificar as melhores opções de cobertura de acordo com as necessidades individuais de cada cliente.
2. Economia de tempo e esforço: Contratar um seguro pode ser um processo complexo e demorado. Um corretor de seguros pode poupar tempo e esforço aos seus clientes, assumindo o trabalho de pesquisa e comparação de diferentes seguradoras e seus produtos. Eles também são responsáveis por auxiliar na negociação dos melhores preços e condições dessas apólices de seguro para cada cliente e sua realidade.
3. Acesso a uma ampla gama de opções: os corretores de seguros têm acesso a uma ampla rede de seguradoras e produtos o que, na prática, significa que podem oferecer aos clientes uma variedade de opções que atenderão melhor às suas necessidades específicas. Com isso, os clientes têm mais chances de encontrar a cobertura ideal com preços competitivos e atrativos.
4. Acompanhamento detalhado e assistência durante todo o processo: Um bom corretor de seguros não apenas ajuda na contratação do seguro, mas também oferece acompanhamento contínuo e assistência durante toda a vigência do contrato. Isso inclui ajudar os clientes em caso de sinistros, revisar a cobertura conforme necessário e oferecer suporte sempre que surgirem dúvidas ou problemas no período em que o seguro está contratado.
5. Personalização e adequação das coberturas: cada cliente tem necessidades individuais quando se trata de seguros. Um corretor de seguros dedicado pode personalizar e adequar as diferentes coberturas às necessidades específicas do cliente, garantindo que ele esteja adequadamente protegido contra riscos específicos. Isso pode envolver a inclusão de coberturas adicionais, a recomendação de coberturas específicas para determinadas situações ou a sugestão de seguros complementares para melhor proteção.
Nosso objetivo aqui não é listar todas as vantagens de se ter um corretor, mas te colocar para pensar! Falar de seguros é falar de risco.
Você ainda vai preferir tentar cuidar dos seus riscos sozinho ? Ou vai procurar um especialista que tem como objetivo garantir que você esteja amparado em tempo integral ? Use sua energia e seu tempo na construção do seu sucesso, mas tenha ao seu lado um corretor que possa te ajudar neste caminho, tornando-o o mais seguro quanto possível.
Sem falar ainda que é o corretor que nos lembra que o seguro está vencendo e a gente não e pego de surpresa sem cobertura.
Fernanda, isto é obrigação! A responsabilidade do bom corretor está em manter um contato com seu cliente durante toda a vigência da apólice! O mundo muda o tempo todo, as coberturas podem estar desatualizadas, ou pior o risco pode mudar. Por exemplo uma mudança de endereço, ou na utilização, no seguro auto deve ser informada ou correrá o risco de uma negativa da seguradora.
Pra mim o corretor de seguros é fundamental em nossas vidas !
Ele cuida de toda a burocracia , ajuda na hora de fazer um aviso de sinistro !
Darcilene, você está corretíssima! O papel do corretor é estar presente na vida dos seus clientes e orientá-los em todos os aspectos!