Colunistas

Adianta taxar bilionários?

O fato de alguém poder acumular dinheiro de forma ilimitada e fazer o que quiser com ele é o que move nossa sociedade a progredir de maneira sustentável e justa.

Taxar mais os bilionários não resolve o problema da pobreza, quem pensa que sim geralmente é invejoso, preguiçoso, egoísta ou mal informado.

Este texto é para os mal informados.

Taxar mais os bilionários é economicamente errado e aumenta a pobreza, além de ser injusto. Vou explicar em poucas linhas

O Estado, quando presta serviços para a população, gasta dinheiro de forma absoluta e não percentual. Cada cidadão custa x dinheiro para saúde, educação, segurança etc.

Quando paga impostos o cidadão paga de maneira percentual, se ele ganha 10mil e o imposto é 30% ele paga 3mil e se ele ganha 1 milhão ele paga 300mil.

A questão é que os valores percentuais não são iguais, quem ganha mais já paga um percentual maior e quem ganha muito pouco nem imposto paga.

Se falarmos então de consumo a coisa fica ainda mais “desigual”, já que o imposto de um Porsche é muito mais dinheiro absoluto que o imposto de um fusca.

Por fim precisamos lembrar que aqueles que usam saúde, educação e segurança do Estado geralmente são os mais pobres, já os bilionários empregam pessoas para dar saúde, educação e segurança para eles, e claro pagam mais imposto para isto.

Portanto, quanto mais bilionários existirem mais dinheiro o Estado terá para pagar saúde, segurança e educação para os mais pobres.

Quanto às notícias abaixo, são para homenagear pessoas que, além de bem-sucedidas da vida, exerceram o nobre ato da filantropia, que aliás pode ser praticada por qualquer um.

Alfredo Sequeira Filho 

Assessor de Investimentos desde 2002 e fundador da associação AIs Livres.

Me siga no X (antigo Twitter) https://twitter.com/ASequeiraFilho

Ais Livres

O AIs Livres é uma Associação criada e registrada em 2019 para defender os interesses dos Assessores de Investimentos (AIs) Pessoa Física no Brasil, com o objetivo de organizar, de forma independente, liberal e livre, os pleitos dos agentes autônomos de investimento perante a Corretoras, Governo, Gestoras, CADE, Parlamentares, Membros do Executivo, Bolsa e CVM.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo