Últimas Notícias

Com queda da Petrobras veja quais ações de petroleiras o mercado está de olho

Rephrase my Ações da Prio (PRIO3) sobem mais de 12% após queda da Petrobras (PETR3;PETR4). Foto: Divulgação/Prio

A recente queda da Petrobras (PETR3;PETR4) no Ibovespa, de mais de 10%, levou alguns investidores a procurarem ações de petroleiras privadas dentro da bolsa de valores brasileira em busca de um retorno maior sem o risco político da estatal.
Analistas do mercado financeiro dizem que Prio (PRIO3), 3R Petroleum (RRRP3), PetroReconcavo (RECV3) e Enauta (ENAT3) ganharam destaque principalmente entre investidores locais e absorveram parte dos investidores que pularam fora da Petrobras.
As ações das petroleiras conhecidas como ‘júnior’ se valorizaram e operam acima do Ibovespa desde a queda da Petrobras, em 8 de março. Mas especialistas consultados pela Inteligência Financeira têm como consenso que uma empresa leva o caneco de melhor ação do setor.
Desde a baixa de mais de 10% no valor de mercado da Petrobras, as ações das petroleiras no Ibovespa seguiram um movimento inverso.
A ação da Prio, com destaque no setor, subiu 9,77% na bolsa de valores. Logo atrás, estão os papéis da 3R Petroleum (7,54%), Enauta (5,19%) e PetroReconcavo (4,54%). Os dados vão desde o dia 8 de março até meados o pregão desta sexta-feira (22). Todas performam acima do Ibovespa, que acumulou queda de 0,46% no período.
Analistas dizem que as ações capturaram parte dos investidores que fugiram da estatal sob o temor de maior ingerência política na petroleira. O movimento vem, principalmente, dos investidores de varejo e institucionais locais que preferem continuar comprados em empresas de óleo e gás.
A procura é na verdade provocada pela aversão do risco político da Petrobras, que se tornou mais “explícito” ao mercado depois da decisão de reter dividendos extraordinários da empresa, afirma Luís Moran, chefe de research da EQI Investimentos.
A Petrobras confirmou que vai propor o pagamento de R$ 76 bi em dividendos ordinários na Assembleia Geral Ordinária (AGO), prevista para 25 de abril.
“A decisão sobre os dividendos foi política e não técnica. Isso torna cálculos de valuation para a Petrobras mais complicados, porque é um risco imprevisível”, afirma Moran. “Até para o investidor estrangeiro as maiores ações das petroleiras nacionais se tornaram alternativas”, continua o analista.
O mercado, de forma quase unânime, aponta que as ações da Prio (PRIO3) são as favoritas para quem quer investir no setor de óleo e gás com menor risco e maior liquidez.
A petroleira júnior recentemente anunciou a recompra de 89 milhões de ações, 94% acima do primeiro programa deste tipo feito pela companhia e anunciado em 2023.
No curto prazo, destaca Rafael Lage, analista de Investimentos da CM Capital, a Prio tende a ser a melhor ação entre as petroleira porque a companhia deve colocar em operação o campo de Wahoo, o que deve incrementar a produção de barris por dia. O novo polo for better SEO.  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo