Últimas Notícias

Dólar sobe a R$ 5,07 na máxima, e Ibovespa dá sequência às perdas de março

Rephrase my Painel mostra desempenho de ações na bolsa de valores. Foto: Amanda Perobelli/Reuters

A bolsa de valores hoje fechou o primeiro dia de abril em queda. O principal índice da bolsa, o Ibovespa, registrou baixa de 0,87%, com pressões do cenário externo e sentimento de cautela dos investidores após dados dos Estados Unidos indicarem que a inflação pode não ser controlada tão facilmente. Assim, o índice estacionou nos 126.990,45 pontos.
No exterior, os títulos do Tesouro americano de 10 anos, os Treasuries (US10Y) subiram quase 1 ponto percentual, fortalecendo o dólar contra o real no pregão de hoje. A moeda norte-americana está agora cotada a R$ 5,0591.
Confira os destaques da bolsa de valores, Ibovespa, dólar e bolsas do exterior hoje.
O início de mês vem de um saldo negativo no primeiro trimestre para o Ibovespa. A bolsa de valores caiu 4,5% entre janeiro e março de 2024. É, portanto, o início de um mês em que o mercado busca recuperação.
Mas o pregão desta segunda-feira (1) foi marcado pela incerteza de investidores, à medida em que sinais da economia americana mostram que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) pode apertar os cortes de juros na luta contra a inflação do país.
O Ibovespa chegou a abrir em alta hoje, mas, ao longo do dia, o PMI industrial americano veio acima das expectativas do mercado. Quando isso ocorre, significa que a atividade industrial do país está em patamar “expansionista”, nota a Ativa Investimentos.
Os dados foram acompanhados por falas de Jerome Powell, presidente do Fed, sinalizando que a autoridade vai “aguardar dados de inflação que corroborem com a leitura de corte de juros”.
“E a partir daí, da leitura combinada com a fala do Powell, o mercado começou a trabalhar com uma correção forte”, diz Diego Faust, operador da Manchester Investimentos.
O principal efeito no Ibovespa, segundo o analista, foi o aumento da curva de juros futuros. “Nossa curva de títulos DI subiu quase 1% em contratos a partir de 2026”, diz.
As ações do Ibovespa sofreram queda generalizada hoje. Os principais destaques do dia ficaram com os papéis de Hapvida (HAPV3) e IRB Brasil (IRBR3), que subiram 6,49% e 2,25%, respectivamente. As cotações foram atualizadas às 17h55.
Dessa forma, em relatório emitido antes da abertura da bolsa, o Itaú BBA indica que o intervalo do Ibovespa está bem definido. “Suporte nos 124.800 pontos e resistência em 131.700 pontos. O que poderia ter sido um impulso por aqui, no caso do cenário global renovando máximas, não foi”, explica o relatório.
Assim, e apesar disso, Fábio Perina e equipe, que assinam documento, indicam que sob uma visão de médio prazo, enquanto o índice permanecer acima de sua média móvel de 200 períodos, o grande alvo a ser perseguido continua a ser a região dos 150 mil pontos.
O dólar passou a subir no início do pregão dessa segunda-feira, acompanhando a alta dos T for better SEO.  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo