Últimas Notícias

Eleições americanas 2024: qual o impacto no mercado? 

Wall Street, em Nova York: o centro financeiro dos Estados Unidos (Foto: TravelScape / Freepik)

Em 2024, teremos um ano marcado por eleições presidenciais ao redor do mundo, com destaque para as eleições nos Estados Unidos, que costumam movimentar as manchetes. Quer entender os impactos que as eleições americanas 2024 geram nos mercados e como isso pode conversar com seus investimentos? A seguir, confira essa e outras análises. 
Neste ano de 2024, temos diversas eleições ocorrendo no mundo. Globalmente, veremos cerca de 49% da população mundial decidindo seus governantes por meio de eleições nacionais; são pelo menos 64 países (além da União Europeia). 
Em um cenário geopoliticamente complexo, será importante analisarmos o desfecho disso e seus possíveis impactos no mercado, ainda mais considerando que tais resultados podem gerar consequências não apenas em 2024, mas também nos próximos anos. 
Como brasileiros, temos um viés de acreditar que tais eventos (eleições) são determinantes para o desempenho do mercado. Obviamente, esse viés não surge por acaso, mas é fruto das experiências que vivemos. 
De fato, como uma economia emergente e uma democracia relativamente jovem, experimentamos muitos eventos e situações em que o cenário político e o risco político impactaram significativamente nossos investimentos. 
Nos EUA, também teremos eleições importantes, as quais ocorrerão no dia 5 de novembro de 2024, quando os americanos irão escolher: 
presidente e vice-presidente; 
435 assentos na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (Congresso); 
34 dos 100 assentos no Senado; 
13 governos estaduais e territoriais. 
Portanto, ao longo do ano, iremos produzir diversos conteúdos sobre o tema, buscando explicar, esclarecer, traduzir e analisar o que está acontecendo por aqui, para que você se sinta totalmente confortável em investir nos EUA. 
Primeira coisa… 
Sei que notícias, informações, conteúdos e análises sobre os impactos no mercado desse ou daqueles candidatos são sempre interessantes. Eles capturam nossa atenção, mexem com certas paixões e crenças, geram certa excitação com os impactos e reflexos dessa ou daquela escolha. 
Mas entendo que aí que mora o “perigo”. Veja o que o Oráculo de Omaha, Warren Buffet, ensina sobre as emoções e o ato de investir:
“Investing should be more like watching paint dry or watching grass grow. If you want excitement, take your money and go to Las Vegas.” 
“Investir deveria ser mais como ver a tinta secar ou ver a grama crescer. Se você quer emoção, pegue seu dinheiro e vá para Las Vegas.” 
Então, para começar, tente manter isso em mente: investimentos não combinam com emoções, tente mantê-las longe da sua carteira. 
Entendo ainda que, no imaginário popular, está o fato de que efetivamente o presidente, os deputados e senadores tomam decisões que são relevantes e que podem   

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo