Ações em alta: Vale fica entre as melhores antes de resultados e PetroReconcavo lidera
Logo da mineradora Vale (VALE3) – Foto: Washington Alves/Reuters
Os papéis da Vale (VALE3) subiram hoje e ficaram entre as maiores valorizações do dia da lista de ações em alta desta quarta-feira (24), na contramão do Ibovespa e segurando uma queda ainda maior do índice.
A valorização reflete as recentes altas no preço do minério de ferro e a expectativa positiva em relação ao balanço da companhia que será divulgado hoje, após o pregão.
“De maneira geral, as expectativas em relação a essa temporada de resultados são de outro trimestre não tão positivo, perante um cenário macro mais difícil em âmbito doméstico e global, embora com leve melhora em relação à 2023”, diz Jaqueline Kist, especialista em mercado de capitais e sócia da Matriz Capital.
Mas quem liderou as altas do Ibovespa nesta 4ª foi a PetroReconcavo (RECV3). As ações subiram quase 4% no pregão de hoje após anúncio de possível fusão com a Eneva, divulgada pela manhã pelo Valor Econômico.
“Após paralisação das negociações de fusão com a 3R (que divulgou negociações com a Enauta, por sua vez), o papel enfrentou algumas baixas com o mercado de olho no movimento de consolidação das junior oils que vem acontecendo, de forma que a notícia da negociação com a Eneva corresponde às expectativas do mercado quanto à gestão de fusões e aquisições feitas pela companhia”, ressalta a especialista da Matriz.
PetroReconcavo (RECV3) 4,74%
Iguatemi (IGTI11) 3,20%
Pão de Açúcar (PCAR3) 1,81%
Ambev (ABEV3) 1,52%
Vale (VALE3) 1,24%
Yduqs (YDUQ3) 0,92%
IRB (IRBR3) 0,77%
Embraer (EMBR3) 0,77%
Suzano (SUZB3) 0,73%
Bradespar (BRAP4) 0,67%
Entre as maiores quedas de hoje, PETZ3. O papel fechou como a maior queda do Ibovespa hoje, devolvendo parte da valorização de quase 40% no fechamento da última sexta-feira, após anúncio de possível fusão com a Cobasi, e desde ontem enfrenta forte correção.
“Mesmo com a queda, o papel ainda acumula alta de cerca de 36% em relação ao fechamento da última sexta-feira, impulsionada pela avaliação de sinergia entre as duas empresas. Houve também um aumento relevante no volume das posições vendidas do papel desde sexta-feira, precificando uma possível correção após impulso de alta, o que pode também ocasionar um short squeeze”, diz Jaqueline.
Outra queda é de USIM5. Mesmo com a alta do minério de ferro, as ações da Usiminas enfrentam a segunda maior queda no pregão de hoje, figurando também o sexto maior volume de negociação na bolsa.
“A desvalorização acentua a queda de ontem, ainda refletindo a decepção dos investidores com o balanço do primeiro trimestre, divulgado ontem, quando o papel chegou a entrar em leilão fechando com queda de 13,91%”, complementa a especialista.
Além de resultados fracos no 1TRI, as projeções apresentadas pela empresa para o segundo trimestre foram consideradas modestas e aquém das expectativas,