Últimas Notícias

Como declarar pensão alimentícia no Imposto de Renda 2024?

(Foto: Getty Images/Criação: LIVE The Agency)

Como declarar pensão alimentícia no Imposto de Renda? A declaração do Imposto de Renda traz campos específicos tanto para quem paga a pensão alimentícia quanto para quem recebe. Mas é preciso ficar atento para declarar corretamente e não cair na malha fina.
E quem paga pensão alimentícia tem de ter um cuidado a mais nesse IRPF 2024. O motivo é que a Receita incluiu um campo novo para que o alimentante informe os dados da decisão judicial ou do cartório. Só assim vai poder deduzir integralmente o valor pago.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) ressalta ainda que tanto quem paga quanto quem recebe a pensão alimentícia devem estar com a situação fiscal regularizada, a fim de evitar eventuais problemas com o fisco. Para isso, “é fundamental manter a documentação comprobatória das transações relacionadas à pensão, como recibos de pagamento ou comprovantes de transferências bancárias.”
Veja, abaixo, como declarar pensão alimentícia no Imposto de Renda passo a passo.
Como declarar pensão alimentícia no Imposto de Renda 2024Como declarar pensão alimentícia no IR?Como declarar pensão alimentícia já pagaPreencha o campo AlimentandoPreencha o campo Pagamentos EfetuadosPago pensão por liberalidade. Como declarar?Recebo pensão eventual, sem decisão judicial. Como declarar?Como pedir a restituição do IR sobre pensão alimentícia dos anos anteriores?Veja mais dicas da Inteligência Financeira sobre o Imposto de Renda:
Para declarar pensão alimentícia recebida, faça assim:
Declare os valores recebidos a título de pensão alimentícia na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, linha 28 – Pensão Alimentícia.
Informe se o beneficiário é o titular ou o dependente.
Informe também o CPF do alimentante, isso é, da pessoa que pagou a pensão alimentícia, o nome do alimentante e o valor total recebido.
Já para os contribuintes que pagam pensão alimentícia, é possível abater esse valor do cálculo do Imposto de Renda devido, desde que respeitadas as normas estabelecidas pela legislação tributária, lembra o CFC.
Quem paga pensão deve declarar em duas etapas:
Preencha o campo Alimentando
Abra a ficha Alimentandos e informe os dados:
Reprodução/IRPF 2024Informe se o alimentando mora no Brasil ou no Exterior, informe também seu CPF, a data de nascimento, o nome do alimentando e se ele é alimentando do titular da declaração ou do dependente.
A partir desse ano, a Receita exige também que se preencha o tipo de processo que deu origem à pensão alimentícia: se escritura pública, decisão judicial ou ambos.
Depois, será preciso preencher os dados relativos a essa decisão.
Preencha o campo Pagamentos Efetuados
Abra a ficha Pagamentos Efetuados e escolha o código específico:
30 – Pensão alimentícia paga a residente no Brasil
31 – Pensão alimentícia paga a não-residente no Brasil
33 – Pe  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo