Boeing lança astronautas da Nasa pela primeira vez após anos de atrasos
Lançamento da aeronave espacial tripulada Starliner, da Boeing, na base da NASA, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA) Foto: Divulgação/Boeing
A Boeing lançou hoje astronautas pela primeira vez ao espaço, em uma operação em conjunto com a Nasa, após anos de atraso devido a problemas na espaçonave Starliner.
Os dois pilotos de teste da Nasa, Butch Wilmore e Suni Williams, decolaram a bordo da cápsula da Starliner em direção à estação Espacial Internacional, os primeiros a voar na nova espaçonave.
A viagem deve durar 25 horas, com chegada marcada para quinta-feira (6). Eles passarão pouco mais de uma semana no laboratório em órbita antes de retornarem à Starliner para um pouso remoto no deserto do oeste dos EUA, em 14 de junho.
A estreia da Starliner ocorre anos após o prazo devido a falhas na espaçonave. O lançamento bem-sucedido de hoje foi a terceira tentativa com astronautas desde o início de maio.
A Boeing foi contratada junto com a SpaceX de Elon Musk há uma década para transportar astronautas da Nasa para a estação espacial.
A agência espacial queria duas empresas americanas concorrentes para o trabalho após a aposentadoria dos ônibus espaciais, pagando US $ 4,2 bilhões para a Boeing e um pouco mais da metade disso para a SpaceX.
O Starliner da Boeing e o Dragon da SpaceX são projetados para serem totalmente autônomos e reutilizáveis. Wilmore e Williams ocasionalmente assumirão o controle manual da Starliner durante o caminho até a estação espacial, para verificar seus sistemas.
Se a missão correr bem, a NASA irá alternar entre SpaceX e Boeing para voos do tipo a partir do próximo ano
Com informações do Valor Econômico