Últimas Notícias

Luiz Barsi Filho é o Warren Buffett brasileiro?

Considerado o Rei dos Dividendos, Luiz Barsi diz não se preocupar com a bolsa de valores – Foto: PK Filmes

Há diversas semelhanças entre Luiz Barsi Filho e Warren Buffett. A começar pela mais óbvia, ambos são bilionários do mercado de ações. Eles considerados verdadeiras lendas vivas entre os investidores. Ambas trajetórias pessoais e profissionais também guardam diversas semelhanças.
Nenhum dos dois nasceu rico ou são de uma família influente. Barsi, inclusive, teve uma infância e adolescência muito difícil, tendo que trabalhar desde muito cedo.
Buffett nasceu em uma família de classe média nos Estados Unidos, e, apesar de seu pai ter sido deputado, ele cresceu sentindo os efeitos da crise de 1929 e da Grande Depressão advinda dela. Começou a trabalhar bastante cedo também, entregando jornais e outras atividades afins.
Logo, Barsi e Buffett se interessaram pela bolsa de valores e pelo seu potencial de ganhar dinheiro. Começaram ainda na adolescência a estudar e conhecer o mercado de capitais. A sua longevidade e disciplina é algo realmente impressionante.
Ambos começaram a investir antes dos 30 anos de idade.
Assim, Barsi, atualmente com 85 anos, tem mais de 50 anos como investidor de sucesso. Enquanto Buffett, com idade atual de 93 anos, possui mais de 60 anos como investidor de sucesso.
Começando praticamente do zero, Barsi possui fortuna estimada em R$ 4 bilhões; e Buffett, em US$ 133 bilhões, tudo construído por meio do mercado de capitais.
Poderiam viver como “reis”, se quisessem esbanjando milhões sem se preocuparem em ficar pobres, mas ambos adotam hábitos de grande frugalidade.
Buffett possui apenas uma casa, na qual reside desde os anos 1960. Não possui motorista e dirige seu próprio carro até o escritório da sua empresa.
Barsi é usuário regular de metrô em São Paulo e mora em um condomínio no Tatuapé, bairro de classe média na capital paulista.
Por fim ambos são críticos da renda fixa. Investem praticamente todos os recursos em ações de empresas que acreditam serem superiores, que eles estudam profundamente antes de investir.
E mantêm esses papeis em longo prazo, muitas vezes por décadas, reinvestindo quase a totalidade dos ganhos no próprio mercado de capitais, com a mesma estratégia de longo prazo.
Apesar de tantas semelhanças uma diferença fundamental entre ambos está no perfil das empresas “superiores” que buscam para suas carteiras.
Mesmo buscando empresas de alta qualidade, consolidadas, em setores que as tornem perenes, ou seja, com baixíssima probabilidade de falirem, o foco de cada um deles é diferente.
Buffett: foco em empresas com altas taxas de crescimento
Buffett visa empresas de alta qualidade, consolidadas, grandes, mas ainda assim com alto potencial de crescimento.
Por exemplo, o maior investimento atualmente em da carteira de Buffett é em ações da Apple (AAPL). No ano de 2017, a companhia era a maior empresa do   

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo