5 passos para solicitar sua aposentadoria direto pelo app do Meu INSS
A aposentadoria é o grande objetivo de quem trabalha por anos, e com a digitalização dos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), esse sonho pode se tornar realidade de maneira simples e rápida.
Leia também
Para quem deseja solicitar o benefício de forma prática, aqui estão os passos essenciais para realizar o pedido pelo aplicativo Meu INSS.
Veja como garantir sua aposentadoria sem sair de casa:
1. Baixe o aplicativo Meu INSS
O primeiro passo é garantir que você tenha acesso ao aplicativo Meu INSS. Ele está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos dos smartphones, tanto para Android quanto para iOS.
Publicidade
Com o aplicativo instalado, é necessário fazer o login usando seus dados de acesso.
2. Clique em “Novo Pedido”
Na tela principal do Meu INSS, você verá a opção “Novo Pedido”. Clique nela para começar a solicitação de aposentadoria.
3. Selecione “Aposentadoria por Idade Urbana”
Após iniciar um novo pedido, você deverá digitar “aposentadoria por idade urbana” na barra de pesquisa. Certifique-se de preencher todos os critérios exigidos, como: ter a idade mínima de 62 anos (mulheres) ou 65 anos (homens) e ter pelo menos 15 anos de contribuição ao INSS.
Publicidade
4. Confirme suas informações
O sistema do Meu INSS vai mostrar todos os seus dados relacionados ao pedido de aposentadoria. Verifique se estão corretos e, caso necessário, faça os ajustes antes de avançar.
5. Acompanhe o andamento do pedido
O próximo passo é acompanhar o andamento do seu pedido pelo próprio aplicativo.
Vale destacar que para o processo ser mais rápido é fundamental que suas informações cadastrais estejam corretas no sistema do INSS.
Publicidade
Apesar do aplicativo ser um facilitador, os beneficiários também podem fazer a solicitação da aposentadoria, comparecendo presencialmente em uma agência da Previdência Social.
Colaborou: Renata Duque.
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos