Apple tem vendas do iPhone 16 bloqueadas na Indonésia
A gigante da tecnologia Apple Inc não poderá vender seus smartphones iPhone 16 na Indonésia porque eles não atendem às regras do país sobre o uso de componentes fabricados localmente, disse o Ministério da Indústria.
A Indonésia exige que certos smartphones vendidos internamente contenham pelo menos 40% de peças fabricadas localmente, e o iPhone 16 não atendeu ao requisito, disse o porta-voz do ministério, Febri Hendri Antoni Arief, em um comunicado emitido na sexta-feira (25).
“Os iPhones 16 importados não podem ser comercializados no país porque a Apple Indonésia não cumpriu seu compromisso de investimento para obter uma certificação de conteúdo local”, disse ele, acrescentando que os telefones ainda podem ser trazidos do exterior para uso pessoal, desde que os usuários paguem os impostos necessários.
A Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Os telefones iPhone 16 da firma foram lançados pela primeira vez em setembro.
Os dois maiores fabricantes de smartphones no primeiro trimestre de 2024 na Indonésia foram a firma chinesa OPPO e a firma sul-coreana Samsung, informou a firma de pesquisa IDC em maio.
A Indonésia tem uma população enorme e interessada em tecnologia, o que torna o país do Sudeste Asiático um mercado-alvo importante para investimentos relacionados à tecnologia.
Durante uma visita do CEO da Apple, Tim Cook, à Indonésia em abril passado, o Ministro da Indústria do país, Agus Gumiwang Kartasasmita, disse que esperava que a gigante da tecnologia aumentasse seu conteúdo local por meio de parcerias com firmas nacionais.
As firmas geralmente aumentam a demanda doméstica por meio dessas parcerias locais ou adquirindo peças no mercado interno.
A Apple não tem instalações de fabricação na Indonésia, mas desde 2018 vem criando academias para desenvolvedores de aplicativos, que, incluindo a nova academia, têm um custo total de 1,6 trilhão de rupias (US$ 101,8 milhões).
(US$ 1 = 15.720.0000 rupias)
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado monetário e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!
Este conteúdo foi originalmente publicado em Apple tem vendas do iPhone 16 bloqueadas na Indonésia no site CNN Brasil.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: giselefarias