Últimas Notícias

7 erros graves que fazem você perder dinheiro com energia elétrica

Com o aumento contínuo nas tarifas de energia elétrica, muitos brasileiros estão buscando formas de economizar na conta de luz. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o valor médio de consumo residencial no Brasil gira em torno de R$ 100 a R$ 200 por mês para residências que mantêm um uso moderado de eletrônicos e eletrodomésticos.

No entanto, nem sempre o problema é apenas nas tarifas. Há hábitos cotidianos que podem ser considerados como verdadeiros vilões no consumo de energia. Confira os 7 principais erros que levam ao desperdício e como evitá-los.

7 erros graves que fazem você perder dinheiro com energia elétrica:

1. Usar excessivamente o chuveiro quente

Em um estudo recente da National Energy Action revelou que o chuveiro elétrico, é o principal responsável pelo aumento na conta de luz. Ainda conforme a Maya Energy, o chuveiro elétrico é responsável por cerca de 30% do consumo de energia em uma residência. Confira dicas para minimizar esse impacto:

  • Reduza o tempo no banho;
  • Prefira banhos matinais em vez de quente.

2. Não aproveitar a luz solar

Deixar luzes acesas durante o dia é um erro comum. Aproveite ao máximo a iluminação natural abrindo portas e janelas. A luz solar é gratuita e pode substituir lâmpadas durante o dia.

3. Utilizar aparelhos eletrodomésticos pouco eficientes

Aparelhos antigos tendem a consumir mais energia. Dê preferência aos produtos com Selo Procel A, que identificam os equipamentos mais econômicos.

4. Abusar do ar-condicionado

Usar o ar-condicionado em temperaturas muito baixas ou com portas abertas pode diminuir o consumo. Para economizar:

  • Feche os ambientes enquanto o aparelho estiver ligado;
  • Utilize modelos inversores, que são até 70% mais eficientes.

5. Não substituir lâmpadas antigas por LED

As lâmpadas de LED consomem até 80% menos energia que as incandescentes e até 30% menos que as fluorescentes. Investir na troca pode gerar economia significativa a longo prazo.

6. Não ajustar a temperatura da geladeira

Manter um refrigerador com potência máxima não é necessário na maioria das situações. De acordo com a matéria do E-Investidor, as condições do dia e a quantidade de alimentos armazenados. Veja como fazer isso:

  • Mínimo: para quando a geladeira estiver com poucos alimentos e a temperatura externa for inferior a 25°C;
  • Média: quando o aparelho contém uma quantidade moderada de itens e a temperatura externa está entre 25°C e 30°C;
  • Máxima: se a geladeira estiver cheia e a temperatura externa for superior a 30°C.

7. Deixar lâmpadas acesas desnecessariamente

Criar o hábito de desligar as luzes ao sair de um cômodo pode evitar aumentos desnecessários na conta. Pequenos gestos fazem uma grande diferença no final do mês.

Uma solução: invistir em energia solar

Embora o custo inicial seja significativo, os painéis solares oferecem economia de até 99% na conta de luz, que é possível graças aos painéis fotovoltaicos, que captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica. Essa energia passa por um inversor, que ajusta suas características para uma rede elétrica. Saiba mais nesta matéria.

Colaborou: Renata Duque.

Publicidade

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Jéssica Anjos

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo