Ativos brasileiros despencam após notícia sobre possível isenção de IR
Os ativos brasileiros despencavam na tarde desta quarta-feira, com investidores reagindo negativamente a notícia divulgada na imprensa de que o governo pode anunciar, dentro do pacote de medidas fiscais que vem sendo aguardado há semanas, a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais por mês.
Matéria publicada pelo jornal O Globo perto das 13h45 informou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no pronunciamento que fará na noite desta quarta para explicar o pacote de gastos, anunciará a isenção. Uma fonte do governo confirmou à Reuters que a previsão é que Haddad fale sobre o tema no pronunciamento.
A expectativa predominante até então era que o pacote se concentraria em medidas de contenção de despesas, conforme anunciado pela equipe econômica.
A Presidência informou a convocação da Rede Nacional de Rádio e Televisão para pronunciamento do ministro, com duração de sete minutos e 18 segundos, às 20h30 desta quarta-feira.
Na esteira das notícias, após as 13h45 o real e o Ibovespa despencaram, enquanto as taxas futuras de juros dispararam, em uma primeira reação negativa dos mercados à possível isenção de IR.
Às 14h21, o dólar à vista subia 1,42%, aos 5,8920 reais, o Ibovespa despencava 1,42%, aos 128.075,75 pontos, e a taxa do DI para janeiro de 2027 — um dos mais líquidos — estava em 13,675%, em alta de 35 pontos-base ante o ajuste anterior.
Até o anúncio, as taxas futuras e o real já estavam pressionados, conforme profissional ouvido pela Reuters, em função da expectativa antes da divulgação do pacote, em meio a receios de que ele poderia ficar para a próxima semana.
Com a notícia sobre a isenção — ainda não confirmada oficialmente — os ativos despencaram, mesmo com a informação de que Haddad dará detalhes sobre o pacote à noite.
The post Ativos brasileiros despencam após notícia sobre possível isenção de IR appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Gabriel