Últimas Notícias

Banco Central decreta liquidação do Banco Pleno (ex-Voiter)

O Banco Central decretou nesta quarta-feira (18) a liquidação extrajudicial do Banco Pleno (ex-Voiter). A autoridade também estendeu o regime especial à Pleno Distribuidora Títulos e Valores Mobiliário, entidades integrantes do conglomerado prudencial Pleno.

A liquidação extrajudicial foi motivada pelo comprometimento da situação econômico-financeira da instituição, com deterioração da situação de liquidez. Segundo o BC, a instituição também infringiu normas que disciplinam a sua atividade e não observou determinações do regulador.

Com o processo, os bens dos controladores e dos administradores da instituição ficaram indisponíveis. O BC afirmou ainda que vai continuar a apurar as responsabilidades sobre a situação do conglomerado. “O resultado das apurações poderá levar à aplicação de medidas sancionadoras de caráter administrativo e a comunicações às autoridades competentes”, reforçou.

O Banco Pleno foi adquirido em julho de 2025 por Augusto Ferreira Lima, ex-sócio e ex-CEO do Banco Master, com aval do Banco Central — mesmo enquanto as autoridades já investigavam irregularidades relacionadas ao Master.

O Pleno fez parte do conglomerado do Master com o nome de Voiter.

O BC enfatizou que o Pleno é um conglomerado de porte pequeno e enquadrado no segmento S4 da regulação prudencial. Ou seja, com impacto muito reduzido em relação ao sistema monetário como uma todo.

O Pleno detém apenas 0,04% do ativo total e 0,05% das captações totais do Sistema monetário Nacional (SFN).

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Sérgio Tauhata

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo