Estas 4 ações vão te ajudar a ter uma aposentadoria mais segura
A aposentadoria é uma fase muito esperada por quem trabalhou a vida toda. Mas para que ela seja vivida com segurança e qualidade, é preciso mais do que apenas juntar dinheiro.
Investir em adaptações na sua rotina e nas finanças pode fazer toda a diferença na forma como você vai viver essa etapa. Por isso, veja cinco atitudes práticas que podem te ajudar a construir um momento de aposentadoria mais estável e tranquilo.
1. Aposte em um consultor monetário
Organizar as despesas da casa e do dia a dia com o dinheiro da aposentadoria pode ser uma tarefa um pouco trabalhosa. Mas há uma maneira de deixar tudo em ordem de forma segura.
De acordo com o GoBankingRates, vale considerar contratar um consultor monetário que pode elaborar uma agenda financeira para cuidar dos seus gastos mensais, sem deixar as coisas saírem do controle.
2. Revise seus seguros e garanta proteção total
Problemas de saúde podem surgir e pesar no orçamento. Por isso, vale revisar e ampliar os seguros que você possui. Além do plano de saúde, considere incluir coberturas específicas para tratamentos odontológicos, oftalmológicos e de longa duração. Isso evita que imprevistos acabem com anos de planejamento monetário.
3. Saiba quanto precisará por mês para manter seu padrão
Segundo o site Bora Investir, da B3, um dos passos mais importantes é calcular a renda necessária para cobrir todas as despesas da aposentadoria. Considere moradia, alimentação, lazer e, principalmente, saúde. Lembre-se de que a expectativa de vida está aumentando, e isso exige uma reserva maior para manter a qualidade de vida por mais tempo.
4. Prepare hoje o seu futuro eu
Tudo o que você faz agora impacta diretamente a forma como você viverá. Por isso, investir em previdência privada, organizar as finanças e manter uma rotina de aportes mensais são atitudes que garantem mais liberdade e segurança na aposentadoria.
Publicidade
Colaborou: Giovana Sedano.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos