Gás do Povo: entrega de botijões começa hoje (24); veja como retirar
O programa Gás do Povo começa a entregar hoje, dia 24 de novembro, a recarga gratuita de botijões de gás de cozinha (GLP 13 kg) para famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa do Governo Federal tem como objetivo reduzir os gastos com energia doméstica essencial, liberando recursos para outras necessidades básicas, como alimentação e saúde.
O benefício é destinado a famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo. A prioridade na distribuição é dada a quem já recebe o Bolsa Família, garantindo que o auxílio chegue a quem mais precisa.
Primeira fase e cidades contempladas
A entrega dos botijões pelo programa começa hoje e atenderá dez capitais brasileiras, selecionadas com base na quantidade de famílias em situação de risco. A distribuição está organizada da seguinte forma, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS):
- São Paulo (SP) – 323 mil famílias
- Salvador (BA) – 170,6 mil famílias
- Fortaleza (CE) – 122,4 mil famílias
- Recife (PE) – 101 mil famílias
- Belém (PA) – 92,8 mil famílias
- Belo Horizonte (MG) – 52 mil famílias
- Goiânia (GO) – 42,5 mil famílias
- Teresina (PI) – 37 mil famílias
- Natal (RN) – 30,5 mil famílias
- Porto Alegre (RS) – 24 mil famílias
Número de beneficiários
Nesta fase inicial, aproximadamente 1 milhão de famílias receberão o benefício em todo o país. A distribuição será escalonada, priorizando regiões metropolitanas com maior índice de vulnerabilidade social.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Ministério do Desenvolvimento Social
Como ter acesso?
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o acesso ao Gás do Povo será feito diretamente em revendas autorizadas, próximas às residências dos beneficiários. A retirada do botijão de gás será validada eletronicamente no momento da entrega, sem necessidade de pagamento em dinheiro.
Como retirar o botijão
O beneficiário poderá comprovar o direito ao gás gratuito de várias maneiras: usando o cartão do Bolsa Família, um cartão específico do programa, um QR Code fornecido pela Caixa ou por meio do aplicativo Gás do Povo, que funcionará como um vale digital.
Colaborou: Giovana Sedano.
Publicidade
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos
