Mercado Livre adota nova geração de robôs para ‘trabalhar’ nos centros de distribuição
O Mercado Livre anunciou nesta quarta-feira, 24, a “contratação” de uma nova geração de robôs para trabalhar nos galpões de estocagem e distribuição de mercadorias.
A multinacional está empregando 125 “robôs de separação”. São equipamentos cujo formato lembra uma mala de viagem em posição horizontal, com rodinhas embaixo e uma “caçamba” em cima.
Eles vão atuar na etapa de consolidação de pedidos, quando um mesmo consumidor compra mais de dois itens que estão armazenados em áreas diferentes dos centros de distribuição. Se o cliente compra um xampu e um condicionador, por exemplo, os itens podem estar em locais diferentes dos galpões. Nestes casos, é o robô que fará o deslocamento.
Os robôs vão percorrer uma área de 670 metros quadrados, economizando o deslocamento dos funcionários humanos. A sua capacidade é separar até 105 mil itens por dia. Com isso, ajudarão a reduzir em cerca de 1 hora o processo de separação das mercadorias.
“Os robôs chegam para trazer uma velocidade maior no processamento de pedidos”, afirmou o diretor sênior de Logística do Mercado Livre, Luiz Vergueiro, em entrevista coletiva à imprensa, nesta quarta-feira, 24. “Somos os primeiros no Brasil a usar isso”.
Isso deve ajudar principalmente na ampliação da capacidade de entrega de dias no mesmo dia, serviço que o Mercado Livre oferece em algumas cidades. “Esse ganho permite entrega no mesmo dia com um pedido mais tardio. Em vez de pedir até as 13h, poderá pedir até às 14h”, exemplificou Vergueiro.
A companhia já tinha outros 500 robôs em operação, responsáveis por mover prateleiras de produtos e aproximá-las dos funcionários humanos. O diretor disse que a companhia avalia ampliar o uso de robôs.
O Mercado Livre afirmou que, com o emprego de mais robôs, os funcionários têm sido remanejados para outras áreas, como análise de dados e gerenciamento de pedidos. No ano, há previsão de contratação de 12 mil a 13 mil pessoas a fim de dar suporte ao crescimento das operações.
O grupo informou que 5,8 milhões de pequenas firmas dentro das plataformas do Mercado Livre e Mercado Pago no País em 2024 movimentaram R$ 381 bilhões.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Estadão Conteúdo