Nos EUA, 13 milhões de memecoins surgiram em 2025, levantando questionamento sobre regulamentação
Nos EUA, a emissão de mais de 13 milhões de memecoins em 2025 sinaliza o vácuo regulatório das criptomoedas e a necessidade de aprovação de uma legislação sobre a estrutura do mercado norte-americano, de acordo com a a16z crypto, fundo de capital de risco para ativos digitais da Andreessen Horowitz.
A A16z crypto é uma das maiores investidoras em startups de criptomoedas, tendo captado mais de US$ 7,6 bilhões com quatro fundos.
Em seu relatório “State of Crypto 2025”, divulgado na quarta-feira (22), a a16z crypto destaca a necessidade de regulamentação para fornecer um caminho para o estabelecimento de estruturas mais claras para desenvolvedores e investidores de criptomoedas.
O fundo informa que a aprovação da Lei de Clareza do Mercado de Ativos Digitais, atualmente em tramitação no Congresso, protegerá os consumidores com salvaguardas adicionais, permitirá a supervisão de intermediários baseados em blockchain e criará um caminho regulatório mais bem definido para commodities digitais.
A falta de estrutura regulatória é ilustrada pela explosão das memecoins no ano passado, de acordo com o relatório. Repletas de alta volatilidade e risco sem precedentes, as memecoins representam tanto o vasto potencial quanto os perigos bem conhecidos do investimento especulativo que muitos associam às criptomoedas como classe de ativos.
As memecoins estavam entre a ampla gama de ativos digitais conhecidos como altcoins, que foram mais duramente atingidos durante a queda dos preços das criptomoedas no início do mês. A liquidação começou com o enfraquecimento do apetite ao risco nos mercados, mas as altcoins caíram ainda mais devido à sua fragilidade inerente.
Muitas dessas memecoins têm pouca negociação e dependem de um pequeno grupo de players para estabilizar os preços.
“As memecoins, gostemos ou não, têm sido uma parte importante da história das criptomoedas”, disse Daren Matsuoka, sócio da equipe de investimento em criptomoedas da a16z crypto.
Mais memecoins
Matsuoka observou que, devido a uma brecha na regulamentação durante o governo Biden, a criação de memecoins disparou, ilustrando o poder da tecnologia subjacente à qual as criptomoedas se baseiam. “Com o aumento do interesse, há uma necessidade crescente de regulamentação para resguardar investidores de todos os portes”, disse Matsuoka.
“Precisamos de mais estrutura para este mercado”, disse Matsuoka. “Não estamos dizendo que uma memecoin deva ser tratada exatamente como alguém que cria ativos no mundo real, mas que implementar as regras corretas incentivará atividades mais sérias.”
Os investidores de risco Marc Andreessen e Ben Horowitz chocaram o Vale do Silício ao anunciar que apoiariam Donald Trump em 2024, em parte devido à abordagem do governo Biden em relação às criptomoedas.
A indústria de criptomoedas, que apoiou amplamente Trump, foi a maior doadora corporativa na eleição presidencial do ano passado.
Enquanto outras criptomoedas conhecidas, como bitcoin e ether, foram criadas na tentativa de emular e aprimorar moedas tradicionais ou para pagar por serviços online, as memecoins geralmente começam como piadas ou experimentos sociais.
A memecoin original e mais valiosa, Dogecoin, surgiu com a imagem de um cachorro Shiba Inu que viralizou na internet.
Memecoins mais recentes, como dogwifhat e Pepe, são, literalmente, referências a memes de um cachorro usando um chapéu e um sapo verde antropomórfico. Há tokens de Donald Trump e Melania Trump que beneficiam financeiramente a família real.
Se os esforços legislativos forem bem-sucedidos, Matsuoka prevê um futuro em que as criptomoedas serão aprimoradas por meio do aumento de construtores no setor.
“Precisamos que as pessoas venham e construam”, disse ele. E, na visão de Matsuoka, a única maneira de “as pessoas mais inteligentes do mundo” conseguirem construir é se tiverem certeza de que o que estão construindo é legal, permitido e aceito.
“Estamos nisso para o longo prazo”, disse Matsuoka. “É por isso que a legislação é tão importante.”
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Bloomberg