Colunistas

Cometer um erro não é a pior coisa que você pode fazer…

…tentar esconde-lo é

Com certeza você tem um conjunto de valores pessoais bem definidos, aquelas crenças fundamentais que são inegociáveis. Que foram passadas pelos seus pais, avós ou pessoas que você admira desde sua infância.

Você estende estes valores para sua vida profissional?

Olhando para as manchetes dos jornais de hoje, temos muitos exemplos de políticos, empresas e pessoas em posições de liderança que não estão dispostos a admitir um erro. A quantidade de tempo, dinheiro e outros recursos gastos para negar, encobrir e culpar os outros é gigantesca.

Ética e crenças são partes integrantes de nós, como pessoas e como profissionais. Nos processos de coaching, quando ajudamos as pessoas a desenhar um planejamento estratégico, além de desenvolver visão e missão, sempre busco construir uma declaração de valores pessoais. Fico surpreso ao saber que quase nenhum dos meus clientes fez isso anteriormente. Como podemos consistentemente tomar decisões baseadas em nossos valores se nunca definimos claramente quais são esses valores?

Adversidade traz o melhor e o pior das pessoas. Se você é conhecido como uma pessoa de integridade, então espera-se que os seus comportamentos ou ações evidenciem isso.

Faça uma pausa e pergunte a si mesmo: “eu sou uma pessoa honesta?” “Faço as outras pessoas perceberem que sou honesto?

Se a resposta for sim para ambas (e espero que seja), como você usa esses valores na sua vida pessoal e profissional?

William Osler (1849-1919) disse: “Estamos aqui para adicionar o que pudermos à vida, não para obter o que pudermos dela.

Se você estende seus valores para sua família e para a vida profissional, então você tem plena responsabilidade e controle da sua conduta pessoal. O que tenho observado em pessoas que estão sob grande pressão é um lapso de valores e, em seguida, a negação do delito.

Se os seus padrões éticos contém o que fazer e o que não fazer, seu comportamento será consistente.

Todos nós cometemos erros, contamos inverdades ocasionalmente ou tivemos lapsos de julgamento. Líderes notáveis aprendem com seus erros e não os repetem, assim devem ser todos os profissionais. Nossos valores devem se estender à forma como agimos na vida profissional e a como tratamos as outras pessoas. Líderes e profissionais cujo comportamento é inconsistente e que não possuem valores fundamentais, não vão muito longe ou irão sozinhos, pois todos podem ver sua falta de valores e tendem a se afastar dele.

Faça um teste rápido para saber como estão seus valores e como você está usando no seu dia a dia, pergunte à seus amigos e colegas de trabalho: “Você é capaz de definir meus valores com base em meus comportamentos?”

Quando você cometer um erro, admita e realmente peça desculpas aos afetados. A confiança é facilmente destruída e difícil de reconstruir. Só depende de você se posicionar de acordo com seus valores através do seu comportamento.

Você é conhecido como uma pessoa integra?

Marcus Pastori

Founder MoneyU | CEO Dinheiro Portal | Organizo e Transformo a Vida Financeira das pessoas | Speaker

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo