Ibovespa sobe após divulgação da inflação de maio; dólar fica estável
A bolsa de valores hoje volta a operar em alta enquanto o dólar opera estável depois de dados da inflação brasileira, que veio acima da expectativa, mas não o suficiente para afetar negativamente os investidores para ativos de risco.
Assim, perto das 10h35, o Ibovespa subia 0,29%, a 121.105,35 pontos.
Então, o dólar à vista iniciou a sessão desta terça-feira em queda e agora opera estável.
Dessa maneira, os agentes financeiros mantêm atenção ao cenário externo, enquanto continuam acompanhando desdobramentos envolvendo projetos dos governo para atingir a meta fiscal.
Assim, perto das 10h35, o dólar comercial era negociado em alta de 0,05%, a R$ 5,3593. No exterior, o índice DXY avançava 0,22%, aos 105,38 pontos.
O IPCA de maio veio ruim, ficando acima do consenso, com alta de 0,46% contra 0,42%. Assim, a taxa em 12 meses acelera para 3,93%.
“A alta do IPCA foi impactada por habitação e transportes e, por enquanto, as pressões de alimentos não chegaram aos dados, com o índice de alimentação ainda desacelerando”, avalia Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura.
Borsoi afirma que já era imaginado que o Copom tinha terminado o ciclo de queda dos juros.
Assim, “esse IPCA, dá mais argumentos para isso. No entanto, a parte de serviços está pressionada de um jeito que o BC pode ter de subir os juros em 2025”.
Com informações do Valor Econômico